IMG 2426

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM) comemorou o 15 de maio, “Dia do/a Assistente Social”, com a realização da Conferência “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”

O evento reuniu no Auditório Deputado Belarmino Lins (ALEAM), autoridades estaduais e municipais; assistentes sociais, docentes e discentes do curso de Serviço Social, além de representantes do SASEAM, ABEPSS e ENESSO.

A programação do “Dia do/a Assistente Social” incluiu uma Conferência Magna com o Doutor Jefferson Lee, professor adjunto da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Durante a exposição, Lee falou sobre a importância da atuação de assistentes sociais nas diferentes regiões da Amazônia.

“A conjuntura mundial trouxe à tona, mais recentemente, o debate do meio ambiente com muita centralidade. Estou convicto que as contribuições de assistentes sociais amazonenses para pensar o quanto o Serviço Social pode contribuir na defesa do meio ambiente e para a interrelação dessa temática com as demais políticas públicas, como se organizam as políticas que dão sustentação à vida da população amazônica, é algo fundamental. Esses profissionais podem, criativamente, contribuir com o restante do Brasil, da América Latina e do mundo com maior profundidade e materialidade”, destacou o professor.

Posse Gestão 2023-2026

IMG 2422

Na data de celebração do “Dia do/a Assistente Social” tomou posse a nova gestão do CRESS 15ª Região/AM “Continuar a História: Fortalecendo o Serviço Social no Amazonas”, triênio 2023-2026.

A presidente Laurisana Maria Branco Camargo; a vice-presidente Ana Cláudia Martins e os/as demais conselheiros/as foram empossados/as pela vice-presidente da gestão anterior “Reconhecer a História para Garantir o Futuro”, Simone Lisboa.

Durante a cerimônia de posse, Laurisana lembrou os desafios e conquistas da gestão nos últimos três anos. “Provamos que experiência se adquiri no cotidiano, com trabalho, dedicação e oportunidade. Fomos uma gestão formada pela maior crise sanitária do século 21: a Covid-19. Cumprimos a nossa missão. Iniciamos a organização do processo administrativo e financeiro envolvendo os trabalhadores do Regional e os processos de trabalho para melhor atender a categoria. Nos posicionamos junto aos assistentes sociais na pandemia, visitando os espaços de atuação, com especial atenção às unidades de saúde e assistência social. Também procuramos estreitar a comunicação com profissionais da capital e do interior do Amazonas”.

A transição entre as gestões ocorreu com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo; do Presidente do Fundo Manaus Solidária – FMS, Emerson Castro; da Secretária Titular da SEAS, Kely Silva e da defensora pública Carol Braz.

Na ocasião, Alessandra Campêlo renovou o compromisso com a atual gestão e com a categoria profissional dos/as assistentes sociais.

“Estamos trabalhando para a realização do concurso público na área da assistência social estadual. Também está sendo construída com a Casa Civil, portaria referente ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos trabalhadores da SEAS. Outra grande conquista será a regionalização da Assistência Social e a contratação de assistentes sociais e psicólogos para atuar nas escolas. São esses profissionais que possuem a capacidade de observar e identificar atitudes e comportamentos que possam evoluir para uma situação de violência. Não excluímos as medidas de segurança, mas a verdadeira segurança é cuidar da saúde mental das crianças e dos adolescentes”, ressaltou a deputada.

Parceria PPGICH/UEA

Como parte das ações do mês do Serviço Social, o CRESS 15ª Região/AM e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmaram parceria para ofertar o Curso on-line “Perícia Social com Crianças e Adolescentes Migrantes e Refugiadas”.

O curso que visa a capacitação e atualização de assistentes sociais inscritos e regulares e discentes de Serviço Social cursando o 8º período, será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA/UEA, gratuitamente, com duração de 5 semanas (05/06/2023 a 07/07/2023).

Os interessados podem fazer a inscrição no período de 16/05 a 19/05, através do link: https://bit.ly/3NJTCfQ

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)
Gestão Continuar a História: Fortalecendo o Serviço Social no Amazonas – 2023/2026