O que é a Comissão de Ética e Direitos Humanos?
A Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH) do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) é uma das comissões regimentais composta por dois conselheiros e membros de base. As ações da CEDH estão pautadas no tripé:

1.Comissão Permanente de Ética - CEP (Resolução 660 – CFESS)
São analisadas DENÚNCIAS em relação a possíveis infrações dos assistentes sociais ao Código de Ética Profissional – Resolução do CFESS 273/93. A CEP é composta por Conselheiros e Assistentes Sociais que atuam no sentido de reafirmar o projeto ético-político da categoria.

2.Curso de Ética em Movimento
É uma Tecnologia Social elaborada para dar embasamento teórico, político, ético e técnico aos assistentes sociais. O curso é sempre realizado para um conjunto de 30 profissionais que têm o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos. Os assistentes sociais que participam do curso podem compor Comissão de Instrução para a condução de processos  disciplinares éticos.

O conteúdo ministrado no Curso:
1º Módulo – Ética em Movimento: Ética e História;
2º Módulo – Ética em Movimento: Ética e Trabalho Profissional;
3º Módulo – Ética em Movimento: Ética e Direitos Humanos;
4º Módulo – Ética em Movimento: Ética e Instrumentos Processuais

3.Articulação com Conselhos de Direitos, instituições e movimentos de direitos humanos
A articulação com os movimentos e instituições de defesa de direitos humanos se dá por meio da representatividades dos assistentes sociais de base em Conselhos de Direitos, Fóruns e Comitês da sociedade civil organizada. O objetivo é participar das ações em defesa dos direitos humanos vinculadas aos diversos públicos: criança e adolescente, mulheres, LGBTs, segurança pública.

Coordenadora
Janaina Virginia Carvalho Batista (Coordenadora)
Marília Cristina Gomes de Souza Nascimento (Vice coordenadora)

Assistente Social de base

Lucas Cavalcante Lins (Assistente Social)
Jalna Gordiano de Mendonça (Assistente Social)
Rosa Silva (Assistente Social)

Contato
Horário: O trabalho da Comissão se concentra as sextas-feiras no horário das 14:00 às 17:00h.