O que é a Comissão de Ética e Direitos Humanos?
A Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH) do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) é uma das comissões regimentais composta por dois conselheiros e membros de base. As ações da CEDH estão pautadas no tripé:

1.Comissão Permanente de Ética - CEP (Resolução 660 – CFESS)
São analisadas DENÚNCIAS em relação a possíveis infrações dos assistentes sociais ao Código de Ética Profissional – Resolução do CFESS 273/93. A CEP é composta por Conselheiros e Assistentes Sociais que atuam no sentido de reafirmar o projeto ético-político da categoria.

2.Curso de Ética em Movimento
É uma Tecnologia Social elaborada para dar embasamento teórico, político, ético e técnico aos assistentes sociais. O curso é sempre realizado para um conjunto de 30 profissionais que têm o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos. Os assistentes sociais que participam do curso podem compor Comissão de Instrução para a condução de processos  disciplinares éticos.

O conteúdo ministrado no Curso:
1º Módulo – Ética em Movimento: Ética e História;
2º Módulo – Ética em Movimento: Ética e Trabalho Profissional;
3º Módulo – Ética em Movimento: Ética e Direitos Humanos;
4º Módulo – Ética em Movimento: Ética e Instrumentos Processuais

3.Articulação com Conselhos de Direitos, instituições e movimentos de direitos humanos
A articulação com os movimentos e instituições de defesa de direitos humanos se dá por meio da representatividades dos assistentes sociais de base em Conselhos de Direitos, Fóruns e Comitês da sociedade civil organizada. O objetivo é participar das ações em defesa dos direitos humanos vinculadas aos diversos públicos: criança e adolescente, mulheres, LGBTs, segurança pública.

Coordenação:

Conselheiro Lucas Cavalcante Lins CRESS 9595/15ª AM -  Conselheiro Coordenador

Conselheira Elisangela Oliveira CRESS Nº  9846 15ª/AM-  Vice- coordenadora

Conselheira – Idilva  Gondim Oliveira CRESS Nº 10316 15ª/AM – Membro
Assistente Social – Janaina Virginia Carvalho Batista CRESS Nº 2301 15ª/AM – Membro de base

Contato:
Horário: O trabalho da Comissão se concentra as sextas-feiras no horário das 12:00 às 18:00h.