No dia 22 de novembro, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM) promoveu um evento em Manacapuru-AM, com o objetivo de discutir temas essenciais para a categoria. A palestra, realizada no Teatro Municipal Casa da Cultura, teve como tema central "Atribuições e competências profissionais no Serviço Social e comunicação assertiva" e contou com a presença de conselheiras e trabalhadoras da gestão “Continuar a história - Fortalecendo o Serviço Social no Amazonas (2023-2026)”, além de profissionais e acadêmicas/os de Serviço Social.
A primeira exposição foi conduzida pelas assistentes sociais Bianca Carvalho, agente fiscal do CRESS AM, e Ana Paula Cruz, conselheira/tesoureira. Durante a palestra, as profissionais abordaram tópicos cruciais para a categoria, como os marcos normativos da profissão, as atribuições e competências dos assistentes sociais, estratégias para defesa das prerrogativas profissionais, e as produções do conjunto CFESS/CRESS que legitimam e reforçam as prerrogativas dos profissionais da área.
Bianca Carvalho destacou a importância desses encontros para o fortalecimento do diálogo com os profissionais de serviço social. Segundo ela," trazer para o cerne da categoria a discussão sobre atribuições e competências profissionais é tão importante porque, no cotidiano profissional, nós, enquanto assistentes sociais, vivenciamos um desrespeito ao que nos cabe. Por mais que tenhamos regulamentado na nossa Lei 8662/93 o que são atribuições e o que são competências, na realidade, o empregador e outros colegas de profissão desconhecem o que faz com que essa dinâmica do trabalho traga atribuições incompatíveis com o Serviço Social."
Ana Paula Cruz complementou a exposição compartilhando sua experiência trabalhando na área da saúde no Amazonas. Ela enfatizou a importância de que cada profissional compreenda e defenda suas atribuições para garantir a execução adequada do trabalho, de acordo com a legislação e as normas da profissão.
Além da palestra sobre as atribuições profissionais, a presidente do CRESS Amazonas, Laurisana Camargo, e a assessora executiva Sandra Alice, abordaram o tema “Comunicação Assertiva”. Elas enfatizaram a relevância da comunicação eficaz no contexto do serviço social, ressaltando como o CRESS busca promover transparência na divulgação de informações e garantir que as mensagens cheguem a todos os profissionais. Laurisana afirmou: "Uma vez que nós assistentes sociais temos o mesmo objetivo, precisamos de um alinhamento no processo de comunicação. A comunicação assertiva traz ganhos para todos os profissionais".
O evento foi encerrado com uma rodada de diálogos e troca de experiências entre os/as participantes, que compartilharam suas dúvidas e vivências profissionais. Esse momento de interação contribuiu ainda mais para o enriquecimento da discussão.
O encontro em Manacapuru reafirma o compromisso do CRESS Amazonas com a qualificação e valorização do Serviço Social no estado do Amazonas, promovendo o debate sobre temas fundamentais para o trabalho e compromisso ético dos profissionais.