No dia 16 de agosto de 2025, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM) participou de reunião no gabinete da Deputada Estadual Alessandra Campelo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). Estiveram presentes a presidente do CRESS Amazonas, Laurisana Camargo, a vice-presidente Ana Cláudia Martins, e a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Amazonas (SASEAM), Joselene Gomes.
A principal pauta da reunião foi o piso salarial dos/das assistentes sociais. Na ocasião, foi ressaltado que já ocorreu uma audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados e há um indicativo de que o projeto de lei que trata do piso salarial nacional da categoria poderá ser votado em breve. Diante desse cenário, a comitiva reforçou a importância da mobilização em nível estadual para que, uma vez aprovada a lei federal, o Estado do Amazonas avance na regulamentação e efetivação do piso.
Outro ponto importante discutido foi a necessidade de revisão da resolução vigente da AADESAM (Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental), que atualmente estabelece uma referência salarial em torno de R$ 2.200,00 para assistentes sociais vinculados à instituição. A resolução, segundo avaliação do CRESS e SASEAM, está defasada, pois já tem vários anos de vigência sem atualizações. Foi protocolado um ofício solicitando à Presidência da ALEAM e à deputada Alessandra Campelo que intercedam junto à AADESAM para essa revisão, considerando também a existência da tabela de honorários profissionais do Conjunto CFESS-CRESS, que pode servir como base.
Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de concurso público para a área de Serviço Social no Estado. Foi solicitado uma revisão da atual comissão responsável pela organização do concurso da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), com a proposta de que o CRESS passe a integrar essa comissão. A expectativa é que até o final do ano haja um indicativo mais concreto sobre o certame.
Além disso, a comitiva teve um diálogo com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Cidade, que demonstrou apoio à categoria, colocando seu mandato à disposição para contribuir na luta em prol dos direitos dos/as assistentes sociais no estado.
No mesmo dia, as representantes do CRESS e SASEAM participaram da reuniãodo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) com a Mesa Diretora da ALEAM. Nessa reunião foi solicitada a articulação e apoio institucional para viabilizar a participação da delegação amazonense na etapa nacional da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em Brasília. A delegação do Amazonas é composta por 65 mulheres eleitas, representando diversos segmentos da sociedade: mulheres negras, indígenas, quilombolas, LBT, com deficiência, entre outras. Destas, 60% representam a sociedade civil e 40% o poder público, demonstrando a força da participação popular na construção de políticas para as mulheres.
A Assembleia Legislativa, por meio de seus parlamentares e da Deputada Alessandra Campelo, comprometeu-se a garantir parte das passagens aéreas para viabilizar a presença da delegação na conferência, além de atuar junto ao Governo do Estado para assegurar o apoio necessário. O CRESS participou ativamente desta articulação, destacando que possui assento titular no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e reforçando seu compromisso com as pautas de gênero e com a luta por políticas públicas voltadas às mulheres.
Alguns Registros da Ocasião em que o CRESS se fez presente: