No próximo dia 22 de abril, às 10 horas, acontece na Livraria Nacional o lançamento da 2ª edição do livro “Expressões da Assistência Social no Médio Juruá – Amazonas”, de autoria da Professora Doutora, Heloisa Helena Corrêa da Silva.

O lançamento ocorre com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região-AM), que desde 2021 vem realizando parcerias, a fim de promover um resgate da história do Serviço Social no Amazonas, além de incentivar e valorizar a produção literária de assistentes sociais.

“Neste ano, retornamos com o projeto para o estabelecimento de novas parcerias e a promoção de momentos culturais envolvendo a categoria profissional. O Conselho Regional está receptivo aos assistentes sociais que queiram firmar essas parcerias para o lançamento de livros, a fim de engrandecermos a profissão”, ressaltou Laurisana Camargo, presidente do CRESS-AM.

Estudos sobre Assistência Social

342458552 723021989610268 2114003603517666910 n

A 1ª edição de “Expressões da Assistência Social no Médio Juruá” foi lançada em 2012 pela Editora Universidade Federal do Amazonas, permanecendo por cinco anos como referência obrigatória nos concursos de Serviço Social. Por abordar pautas que continuam, ainda nos dias atuais, no rol das mais importantes discussões, Heloisa Helena foi estimulada a lançar uma 2ª edição sobre seus estudos das desigualdades regionais e sociais; a relação do amazônida com o ambiente e as fases de maior expressão da questão social no Vale do Juruá.

Segundo a autora, a obra é resultado de paixão, mas também de um exame minucioso da Assistência Social no Médio Juruá, feito através de um remonte histórico das relações produzidas desde as primeiras frentes extrativistas até as questões econômicas e sociais recentes do Vale, que estão articuladas aos arranjos da economia mundial.

“Faço um remonte histórico desde o período da coleta das drogas do sertão; passando pelos seringais; depois o período das madeireiras; o período da Petrobrás e, mais recentemente, alguns projetos sérios de desenvolvimento sustentável e outros que considero como “projetos fake”. O fato é que o Vale do Juruá continua sendo um “locus” para estudos e pesquisas”, explicou a pesquisadora.

Perfil

A professora Heloísa Helena Corrêa da Silva que nasceu no seringal Concórdia, uma propriedade da família materna localizada na Região do Vale do Juruá, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Há 32 anos é docente do Departamento de Serviço Social da UFAM.

Livraria Nacional e Serviço Social

A Livraria Nacional localizada na Rua 24 de Maio, nº 415, no bairro Centro, foi fundada em 1975 pelos irmãos José Maria Monteiro Mendes, João Batista e Paulo Roberto. No local, existe um acervo com cerca de 60 mil livros. Atualmente, a Nacional é considerada a livraria que dispõe de mais títulos na área de Serviço Social no Brasil.

De acordo com José Maria, a estreita relação que teve início durante as visitas ao Departamento de Serviço Social da UFAM, antes de 1982, está ainda mais fortalecida.

“O Serviço Social voltará a ser protagonista nas discussões sociais no Amazonas, para isso, precisamos recomeçar unidos, a fim de superarmos todo esse desastre que aconteceu ao longo dos últimos anos com o Serviço Social na Amazônia e no Brasil”, acredita o livreiro que é responsável por formar gerações de leitores na capital amazonense.

Conselho Regional de Serviço Social – (CRESS 15ª Região/AM)
Pio Assessoria de Comunicação
Carolina Pinheiro