CarrosselEtica2022 Prancheta 1

Para comemorar, CFESS disponibiliza os quatro livros do Curso para Agentes de Multiplicação, que contribuem para incorporação crítica dos princípios do Código de Ética

Contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional e ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.

Foi com esta intenção que há pouco mais de duas décadas o Conjunto CFESS-CRESS inaugurava o Projeto Ética em Movimento, que vem fomentando desde então, entre as gestões e assistentes sociais de base, reflexões e debates sobre os valores e princípios do Código de Ética aprovado em 1993.

Hoje, 22 anos depois, o Projeto segue atualíssimo e necessário, contribuindo para compreensão da categoria da conjuntura brasileira (e mundial) de crise sanitária, política, social e econômica, resultado, principalmente, de um governo de extrema-direita que é responsável por implementar uma política que privilegiou a desinformação, a negação da ciência, o extermínio, o corte de direitos, a fome, o desmatamento e, agora, mais recentemente, o atentado à democracia.

Como entender posicionamentos conservadores de uma parte da categoria em discussões nas redes sociais, quando se fala de uma profissão que, desde sua reconceituação, no final da década de 1970 e anos 1980, assumiu uma postura progressista, em defesa de um projeto societário que almeja a emancipação humana? Como os princípios e fundamentos éticos profissionais vêm sendo incorporados pela categoria? O que o Serviço Social quer dizer à sociedade quando incorpora à profissão valores como liberdade, democracia, cidadania, defesa intransigente dos direitos humanos, justiça social, entre outros princípios? E como materializá-los no cotidiano profissional?   

Essas reflexões fazem parte desse Projeto que é um dos principais legados da profissão. E sua materialização se dá em diversas ações e a principal delas é a realização do Curso Ética para Agentes de Multiplicação, cuja 18ª edição ocorre em São Paulo (SP) entre 12 e 19 de novembro.

Nele, assistentes sociais das gestões dos CRESS e do CFESS, e também assistentes sociais da base, com representação de cada estado do país, se reúnem para uma imersão de reflexões e debates sobre os princípios e fundamentos éticos do Serviço Social brasileiro. Tudo isso ministrado por professoras que aprofundam em temas como Ética e História, Ética e Trabalho profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais.

Após os 9 dias de curso, participantes assumem a tarefa de retornar às suas bases para multiplicar o conteúdo apreendido, em outros cursos, dessa vez regionais, com a participação de assistentes socias. Dessa forma, espraiam-se os princípios do Código de Ética no interior da categoria para enraizá-los no cotidiano profissional.

“Em meio a tantos desafios que marcaram os anos de 2020 e 2021, é com alegria que anunciamos a realização de mais uma edição do Curso. Ele tem especial importância para a formação de assistentes sociais em geral, incluindo nossas gestões, pois coloca em reflexão a perspectiva ético-política que sustenta o nosso trabalho e, também, reafirma os princípios que orientam um projeto profissional vinculado a um projeto societário de liberdade e emancipação”, explica a conselheira coordenadora da comissão de Ética e Direitos Humanos no CFESS, Kelly Melatti.

A diretora ressalta a função multiplicadora do evento, que ocorre de forma presencial. “Cada participante já assumiu a honrosa tarefa de multiplicação do curso em seus estados. Nesse sentido, é importante que a categoria fique atenta às agendas dos CRESS e participem das atividades de multiplicações, a fim de que o nosso Projeto Ética em Movimento, patrimônio da nossa categoria profissional, possa alcançar uma diversidade de assistentes sociais pelo Brasil a fora”, enfatizou Kelly Melatti.

Duas décadas para se comemorar: cadernos disponíveis para toda a categoria

Em 2010, quando o Projeto completou uma década de existência, o CFESS lançou um vídeo  especial para celebrar a data e o Projeto.

Ética em Movimento no Serviço Social from CFESS on Vimeo.

Para 2020, o CFESS planejava uma série de ações comemorativas aos 20 anos do Projeto, que não ocorreram em razão da pandemia da Covid -19 e das medidas sanitárias necessárias de distanciamento social.

Em 2021, a agenda do Conjunto CFESS-CRESS foi dedicada à comemoração do Projeto, reafirmando a ética no centro dos debates da categoria e apresentando um balanço e marcos históricos do Ética em Movimento.

Por isso, em 2022, a comemoração vem mais que especial. Além da realização de mais uma edição do Curso para Agentes de Multiplicação, o CFESS está disponibilizando para toda a categoria o material didático utilizado nas edições do Ética.

São quatro cadernos dos quatro módulos, elaborados pelas professoras Maria Lucia Barroco, Cristina Brites, Silvana Mara e a assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra, com um conteúdo aprofundado sobre os fundamentos éticos, além de diálogos didáticos que ajudam na compreensão do tema, dicas de filmes e muito mais.

“A demanda da categoria pela disponibilização desse conteúdo é histórica. Estamos felizes que junto ao retorno presencial do Curso, conseguimos disponibilizar a versão digital desse rico material, que coaduna com nossa Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, tornando seu conteúdo difundido. Que essa iniciativa possa contribuir na profusão de nossos valores e auxilie na materialização do Projeto ético-político profissional no cotidiano de cada assistente social”, oponha Emilly Marques, conselheira e coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS.

A expectativa é que os livros sirvam como apoio e incentivem ainda mais assistentes sociais na participação das edições do curso nos estados, e que também possa motivar que a categoria contribua, inclusive, com a composição das Comissões de Instrução dos processos éticos nos regionais, tarefa essencial das entidades.

Como afirmou a presidenta do CFESS, Beth Borges, “trata-se de um conhecimento produzido pelo Serviço Social brasileiro que se espraia e se reproduz. Que seja útil e difundido”!.

Baixe o material nos links a seguir

Caderno 1 - Ética e História (Maria Lucia Barroco)

Caderno 2 - Ética e Trabalho profissional (Cristina Brites)

Caderno 3 - Ética e Direitos Humanos (Silvana Mara de Morais dos Santos)

Caderno 4 - Ética e Instrumentos Processuais (Sylvia Helena Terra)

Card branco traz foto dos quatro livros do Curso, cada um de uma cor e a logo do projeto

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Acessos: 34