Nos dias 26 e 27 de março, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 15ª Região/AM promoveu o 2° Encontro do Fórum Regional Norte em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA-Normal Superior). O evento, realizado em parceria com os CRESS da Região Norte, reuniu profissionais, estudantes e acadêmicos de diversas áreas do Serviço Social, promovendo um rico intercâmbio de saberes e experiências na área.

A abertura oficial do evento no dia 26, contou com a presença de representantes de várias entidades, como o CRESS-AM, o Fórum Regional, a ABEPSS, o CFESS, a ENESSO e o SASEAM. A mesa de abertura foi seguida pela primeira palestra, intitulada "Mercantilização da Educação Superior e os Impactos na Formação em Serviço Social". A palestra foi conduzida pelas professoras doutoras Hamida Assunção Pinheiro (UFAM/CAPES) e Rita de Cássia Barbosa dos Santos (UERR/ABEPSS Norte), com mediação do professor doutor Patrício Azevedo Ribeiro (UFAM/ABEPSS Norte). Durante o debate, foram discutidas as consequências da mercantilização da educação superior, com ênfase nos desafios enfrentados na formação dos assistentes sociais, além das perspectivas para uma educação pública, gratuita e de qualidade.

À tarde, o evento seguiu com a segunda palestra, que abordou "O Trabalho da/o Assistente Social no Território Amazônico: Desafios, Estratégias de Atuação e Perspectivas". As expositoras Bianca Carvalho, assistente social e agente fiscal do CRESS Amazonas, Silvânia Queiroz e Silva, assistente social e representante de profissionais nas políticas públicas, e Andreza Gomes Weil, professora e pesquisadora da área de Estágio Supervisionado, compartilharam suas experiências no exercício da profissão na região amazônica. A palestra foi mediada por Laura Cristina (CRESS/RO), integrante do Fórum Regional Norte.

O segundo dia do evento foi marcado por discussões sobre a qualidade do ensino e as condições de trabalho no campo do Serviço Social. O encerramento ocorreu com a elaboração do Relatório de Sistematização dos Debates e da Carta do 2° Encontro do Fórum, além de encaminhamentos para as próximas ações do coletivo. A leitura da Carta, um importante marco histórico, reafirmou o compromisso dos participantes com a luta contra a precarização do ensino e em defesa de um trabalho de qualidade na profissão.

Durante o evento, também foi oficializado que, em 2026, o CRESS Roraima será o responsável pela realização da próxima edição do Fórum. A presidente do CRESS Amazonas, Laurisana Camargo, e a presidente do CRESS Roraima, Laurinete Rodrigues, participaram de um momento simbólico de transferência da responsabilidade, marcando a continuidade do evento em outro estado da região.

Galeria de Fotos do Evento

  • Acessos: 149