O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região AM), por meio da Comissão de Seguridade Social promoveu nesta sexta-feira, 22 de março, o I Workshop: Serviço Social e Saúde. A atividade que aconteceu no Centro Universitário FAMETRO da Av. Constantino Nery, em Manaus, reuniu mais de 100 assistentes sociais que trabalham na saúde, assistência social, organizações não-governamentais e em outras áreas de trabalho.

Na mesa de abertura participaram Laurisana Camargo, presidente do CRESS 15ª Região AM; Dr.ª Joselene Gomes, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Amazonas – SASEAM; Idilva Gondim, Coordenadora da Comissão de Seguridade Social e Professora Ma. Tamires Souza, representante da FAMETRO.

O evento tem por objetivo de bater e refletir junto os/as participantes, o trabalho profissional nos diversos seguimentos da saúde, visando fornecer conhecimentos e ferramentas para a defesa do SUS, dos direitos dos usuários da saúde e das condições de trabalho dos/as Assistentes Sociais, bem como instrumentalizar os/as profissionais e os estudantes de Serviço Social para fortalecimento da luta em prol de um sistema de saúde público, universal e de qualidade.

“É momento de unir forças para que possamos garantir a saúde como direito universal e dever do Estado. A Saúde enquanto direito é algo que perpassa por todas as políticas e por todos os espaços de trabalho de assistentes sociais. Acredito que a partir de hoje, teremos novos encontros e novas estratégias entre a categoria profissional”, enfatizou Laurisana Camargo, presidente do CRESS Amazonas.

Palestra e Oficinas sobre SUS

Como parte da programação do evento, foi realizada palestra com a temática “A Defesa do SUS, dos Direitos dos usuários da Saúde e das Condições de trabalho dos Assistentes Sociais”, com as expositoras Dr.ª Joselene Gomes e a assistente social Bárbara Cristina Lira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS/UFAM).

As expositoras apresentaram uma retrospectiva história sobre a saúde no Brasil até a criação do Sistema Único de Saúde (SUAS), além de resultados de uma pesquisa que revela um aumento de 288% de profissionais formados em Serviço Social, no período entre 2003 2 2019, em decorrência do crescimento do acesso à educação superior e ao aumento do número de instituições educacionais no setor privado.

“Para defender o SUS precisamos de força, estratégia, união e, principalmente, entender que o SUS é nosso”, destacou a presidente do SASEAM.

Durante o Workshop também foram realizadas as Oficinas Temáticas:  “Fortalecimento da rede de atendimento à população em situação de rua na saúde, com vista a subsidiar os profissionais de Serviço social nos diversos espaços da saúde”; “O plano de trabalho do Serviço Social como instrumento de fortalecimento das prerrogativas profissionais”; “O cenário da saúde mental frente aos desmonte do SUS” e a “Caraterização do atendimento dos povos originários nos espaços de saúde e os possíveis entraves para identificação dessa população”.

O encerramento do Workshop foi dedicado à Plenária Final, na qual os participantes trouxeram propostas e encaminhamentos resultantes das oficinas temáticas. Entre as propostas apresentadas estão a criação de grupos de trabalho, criação de novas comissões e aquisição de habilidades que identifiquem, precocemente, problemas de saúde mental.

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)
Gestão Continuar a História: Fortalecendo o Serviço Social no Amazonas – 2023/2026