O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficincia celebrado nesta segunda-feira (21/09) refora todo ano o compromisso do Servio Social no combate ao preconceito e desigualdade. A data foi instituda pela Lei N 11.133, de 14 de julho de 2005 por influncia dos movimentos sociais de 1982 e coincide com o Dia da rvore, que representa o nascimento das reivindicaes de cidadania e igualdade.

Uma pesquisa de 2013, do IBGE em parceria com o Ministrio da Sade, informou que 6,2% da populao do Brasil tm algum tipo de deficincia. No mesmo levantamento, se constatou que somente 441 mil PcD (Pessoas com Deficincia) esto empregadas, o que equivale a menos de 1% do total de empregos formais do Pas, apesar da Lei Federal 8.213/91 (Lei de Cotas), que dispe que empresas com 100 ou mais funcionrios devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficincia.

Mas uma maior incluso no mercado de trabalho apenas um dos desafios enfrentados pelas PcD, em que assistentes sociais tambm esto inseridos/as. A falta de polticas pblicas que representem grandes conquistas nas reas da acessibilidade, incluso social e educao especial, por exemplo, tambm so bandeiras de lutas que precisam ser constantemente debatidas nos espaos democrticos e de poder. Debater, planejar e agir.

O CRESS do Amazonas relembra desta importante data no calendrio de polticas sociais no Brasil e disponibiliza o link de acesso - https://bit.ly/2FESCsX - no canal do CFESS no YouTube para o Cdigo de tica do/a Assistente Social e da Lei de Regulamentao da Profisso (Lei 8.662/93) em Libras (lngua brasileira dos sinais).