O CRESS 15 Regio/AM deve atuar por definio em todo o Amazonas e onde estiver em sua rea de jurisdio assistentes sociais para o regional disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exerccio da profisso. Mas em um Estado com dimenses continentais como o Amazonas, que o maior do Brasil em extenso territorial, os trabalhos dos quatro NUCRESS (Alto Solimes, Baixo Amazonas, Mdio Amazonas e Mdio Solimes), implantados na ltima gesto do regional ? ?Nada a Temer, Lutar Preciso! (2017-2020) ?, ganham uma relevncia maior para alcanar com eficcia a maioria dos profissionais de Servio Social da unidade federativa.

Atualmente, dos 61 municpios do interior do Amazonas, os NUCRESS juntos so responsveis em atender diretamente a categoria em 28 cidades. E apesar de cada um dos quatro ncleos de base estar administrativamente subordinado ao CRESS/AM, que se localiza na capital Manaus, todos possuem autonomia para desempenhar inmeras funes e cumprir deveres nos respectivos municpios de abrangncia.

E dentre as vrias responsabilidades que competem aos NUCRESS do Estado esto: divulgar e zelar pela observncia do Cdigo de tica Profissional e da Lei que Regulamentao da Profisso; promover a articulao, organizao e mobilizao poltica dos/as assistentes sociais em sua respectiva circunscrio; promover debates sobre Servio Social ou temas afins com a profisso; e organizar palestras, cursos, seminrios e outros eventos, com o intuito de articulao poltica e/ou aperfeioamento da formao profissional.

Para conseguir expandir, descentralizar e democratizar suas aes pelo Amazonas, o Conselho Regional de Servio Social (CRESS 15 Regio/AM) fundou os NUCRESS em reas estratgicas para atingir as metas do processo de interiorizao. Implantado no dia 10 de maro de 2017, o NUCRESS Alto Solimes tem como municpio-sede Manacapuru, que fica a 68 quilmetros a oeste de Manaus. Primeiro ncleo de base do Estado, o referido NUCRESS est sob a coordenao da assistente social Gisele Matias. Com trs comisses prprias formadas (Comunicao Social; tica e Direitos Humanos; e Formao Profissional), o NUCRESS Alto Solimes engloba tambm as cidades de Anori, Caapiranga, Anam, Beruri e Novo Airo. As reunies ordinrias ocorrem na ltima sexta-feira de cada ms.

NUCRESS Alto Solimes

Coordenadora Gisele Gilma Matias Maciel

E mais de vinte meses depois da criao do primeiro NUCRESS do regional, as conselheiras Francileide Bind e Mara Assis, que eram coordenadoras da Comisso de Seguridade Social (CSS) da gesto passada do CRESS 15 Regio/AM, implantaram, no dia 13 de novembro de 2018, o NUCRESS Baixo Amazonas, com sede no municpio de Parintins (a 369 quilmetros a leste de Manaus). A assistente social Camila Lacerda coordena o NUCRESS Baixo Amazonas e com o apoio de mais quatro membros, incluindo os dois suplentes, atua nos municpios de Nhamund, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maus e Urucar.

NUCRESS Baixo Amazonas

Coordenadora Camila Cardoso de Lacerda

No ano seguinte, em 28 de maio de 2019, a CSS do Conselho Regional do Estado montou um ncleo de base em Itacoatiara, municpio distante a 176 quilmetros a leste de Manaus. Surgia o NUCRESS Mdio Amazonas, o terceiro e penltimo implantado na gesto ?Nada a Temer, Lutar Preciso!?. Com a coordenao da assistente social Mnica Antunes, o NUCRESS ainda tem abrangncia em Itapiranga, Silves, So Sebastio do Uatum, Urucar e Urucurituba. E a exemplo do pioneiro NUCRESS Alto Solimes, de Manacapuru, a extenso do CRESS/AM situada na Velha Serpa tambm atua com trs comisses (Formao; Seguridade Social; e tica e Direitos Humanos) para melhor atender as demandas dos/as profissionais da rea.

NUCRESS Mdio Amazonas

Coordenadora Mnica Costa Antunes

Ainda no ano passado, a implantao do NUCRESS Mdio Solimes no dia 1 de novembro de 2019 ampliou e reforou mais as aes do CRESS 15 Regio/AM no interior do Amazonas. Com Tef, que se localiza a 523 quilmetros a oeste de Manaus, sendo o municpio-sede, o quarto e ltimo ncleo de base do regional fundado at o momento tem atuao nas cidades de Alvares, Uarini, Japur, Mara, Juru, Carauari, Fonte Boa, Amatur e Autazes. A assistente social e coordenadora do NUCRESS Mdio Solimes, Ilka Simo, tem o suporte de quatro comisses: de Comunicao; tica; Seguridade; e Fiscalizao.

NUCRESS Mdio Solimes

??

Coordenadora Ilka Alves Simo

Com a posse da nova gesto do CRESS do Amazonas ? ?Reconhecer a Histria para Garantir o Futuro? ? para o trinio 2020-2023, na sexta-feira passada, dia 15 de maio, os quatro NUCRESS seguem ativos como espaos de valorizao do Servio Social no Estado; de educao permanente dos/as assistentes sociais; de defesa do Projeto tico-Poltico da profisso; de divulgao das aes polticas do CRESS 15 Regio/AM; e de representao da categoria no interior.