09/09/2019

No quarto e ltimo dia do 48 Encontro Nacional CFESS-CRESS, no domingo (8), em Belm (PA), foi apresentada e lida a Carta de Belm (acesse aqui). Um documento poltico aprovado pela plenria final do evento e que reitera o compromisso tico-poltico da categoria dos/as assistentes sociais do Brasil diante, principalmente, da devastao da Amaznia pelas queimadas e desmatamentos amparadas pelo retrocesso nas polticas ambientais e sociais no governo do presidente Jair Bolsonaro e do seu vice-presidente Hamilton Mouro.

A Carta de Belm no um grito de socorro, mas de luta pela preservao da maior reserva de biodiversidade do mundo, a Floresta Amaznica; pela reforma agrria; pela demarcao das terras dos povos originrios (indgenas e quilombolas) e pela defesa dos direitos humanos. No Amazonas, o Conselho Regional de Servio Social (CRESS 15 Regio/AM) refora que so tempos de mobilizao dos/as profissionais da rea e dos brasileiros que acreditam nestas causas urgentes e justas.