Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 NUCRESS reforçam ações do Conselho Regional de Serviço Social no interior


  20/05/2020



 

 

 

O CRESS 15ª Região/AM deve atuar por definição em todo o Amazonas e onde estiver em sua área de jurisdição assistentes sociais para o regional disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício da profissão. Mas em um Estado com dimensões continentais como o Amazonas, que é o maior do Brasil em extensão territorial, os trabalhos dos quatro NUCRESS (Alto Solimões, Baixo Amazonas, Médio Amazonas e Médio Solimões), implantados na última gestão do regional – ‘Nada a Temer, Lutar é Preciso! (2017-2020) –, ganham uma relevância maior para alcançar com eficácia a maioria dos profissionais de Serviço Social da unidade federativa.

 

Atualmente, dos 61 municípios do interior do Amazonas, os NUCRESS juntos são responsáveis em atender diretamente a categoria em 28 cidades. E apesar de cada um dos quatro núcleos de base estar administrativamente subordinado ao CRESS/AM, que se localiza na capital Manaus, todos possuem autonomia para desempenhar inúmeras funções e cumprir deveres nos respectivos municípios de abrangência.

 

E dentre as várias responsabilidades que competem aos NUCRESS do Estado estão: divulgar e zelar pela observância do Código de Ética Profissional e da Lei que Regulamentação da Profissão; promover a articulação, organização e mobilização política dos/as assistentes sociais em sua respectiva circunscrição; promover debates sobre Serviço Social ou temas afins com a profissão; e organizar palestras, cursos, seminários e outros eventos, com o intuito de articulação política e/ou aperfeiçoamento da formação profissional.

 

Para conseguir expandir, descentralizar e democratizar suas ações pelo Amazonas, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM) fundou os NUCRESS em áreas estratégicas para atingir as metas do processo de interiorização. Implantado no dia 10 de março de 2017, o NUCRESS Alto Solimões tem como município-sede Manacapuru, que fica a 68 quilômetros a oeste de Manaus. Primeiro núcleo de base do Estado, o referido NUCRESS está sob a coordenação da assistente social Gisele Matias. Com três comissões próprias formadas (Comunicação Social; Ética e Direitos Humanos; e Formação Profissional), o NUCRESS Alto Solimões engloba também as cidades de Anori, Caapiranga, Anamã, Beruri e Novo Airão. As reuniões ordinárias ocorrem na última sexta-feira de cada mês.

 

NUCRESS Alto Solimões

Coordenadora Gisele Gilma Matias Maciel

 

E mais de vinte meses depois da criação do primeiro NUCRESS do regional, as conselheiras Francileide Bindá e Mara Assis, que eram coordenadoras da Comissão de Seguridade Social (CSS) da gestão passada do CRESS 15ª Região/AM, implantaram, no dia 13 de novembro de 2018, o NUCRESS Baixo Amazonas, com sede no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus). A assistente social Camila Lacerda coordena o NUCRESS Baixo Amazonas e com o apoio de mais quatro membros, incluindo os dois suplentes, atua nos municípios de Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Urucará.

 

NUCRESS Baixo Amazonas

Coordenadora Camila Cardoso de Lacerda

 

No ano seguinte, em 28 de maio de 2019, a CSS do Conselho Regional do Estado montou um núcleo de base em Itacoatiara, município distante a 176 quilômetros a leste de Manaus. Surgia o NUCRESS Médio Amazonas, o terceiro e penúltimo implantado na gestão ‘Nada a Temer, Lutar é Preciso!’. Com a coordenação da assistente social Mônica Antunes, o NUCRESS ainda tem abrangência em Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba. E a exemplo do pioneiro NUCRESS Alto Solimões, de Manacapuru, a extensão do CRESS/AM situada na Velha Serpa também atua com três comissões (Formação; Seguridade Social; e Ética e Direitos Humanos) para melhor atender as demandas dos/as profissionais da área.

 

NUCRESS Médio Amazonas

Coordenadora Mônica Costa Antunes

 

Ainda no ano passado, a implantação do NUCRESS Médio Solimões no dia 1º de novembro de 2019 ampliou e reforçou mais as ações do CRESS 15ª Região/AM no interior do Amazonas. Com Tefé, que se localiza a 523 quilômetros a oeste de Manaus, sendo o município-sede, o quarto e último núcleo de base do regional fundado até o momento tem atuação nas cidades de Alvarães, Uarini, Japurá, Maraã, Juruá, Carauari, Fonte Boa, Amaturá e Autazes. A assistente social e coordenadora do NUCRESS Médio Solimões, Ilka Simão, tem o suporte de quatro comissões: de Comunicação; Ética; Seguridade; e Fiscalização.

 

NUCRESS Médio Solimões

Coordenadora Ilka Alves Simão

 

Com a posse da nova gestão do CRESS do Amazonas – ‘Reconhecer a História para Garantir o Futuro’ – para o triênio 2020-2023, na sexta-feira passada, dia 15 de maio, os quatro NUCRESS seguem ativos como espaços de valorização do Serviço Social no Estado; de educação permanente dos/as assistentes sociais; de defesa do Projeto Ético-Político da profissão; de divulgação das ações políticas do CRESS 15ª Região/AM; e de representação da categoria no interior.

 

 

Saiba mais:

NUCRESS do CRESS do Amazonas

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Reconhecer a História para Garantir o Futuro – 2020/2023

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Rua Theomário Pinto da Costa, 811 - 4 B - Chapada, 69050-020



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais