Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 CRESS/AM envia ofícios para Semsa e Susam sobre atribuição da categoria


  20/04/2020



 

 

A pandemia do novo coronavírus exige que os/as assistentes sociais do Amazonas, principalmente, da área da saúde adotem medidas de segurança para evitar a exposição à Covid-19 no exercício profissional. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, é necessário conforme o campo de atuação de cada assistente social. 

 

Como órgão fiscalizador e de defesa dos direitos da categoria, o Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) enviou às Secretarias Municipal de Saúde (Semsa) e de Estado de Saúde (Susam) um Ofício Circular sobre a Orientação Normativa n° 03/2020, emitida pelo CFESS. A referida Normativa esclarece que não é atribuição ou competência profissional dos/as assistentes sociais comunicar ou informar os boletins médicos/de saúde e óbitos de pacientes.

 

O CRESS do Amazonas ainda solicitou que a Semsa Manaus e Susam divulgassem amplamente o Ofício Circular entre diretores/as e assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e prontos-socorros os esclarecimentos da Orientação Normativa, do CFESS. Desta forma, o CRESS/AM assegura que os órgãos de saúde da capital e do Estado já estão cientes das competências profissionais da categoria durante e após esse período de pandemia da Covid-19. 

 

E caso algum/a assistente social realize atividades incompatíveis com as normativas legais da profissão, o CRESS 15ª Região/AM orienta que encaminhe uma denúncia aos e-mails cress-am@cress-am.org.br ou cofi@cress-am.org.br. Lembramos que os/as funcionários/as do regional seguem com atendimento em regime de home office, incluindo as fiscais da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br

 

 

 


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Rua Theomário Pinto da Costa, 811 - 4 B - Chapada, 69050-020



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais