Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 CRESS do Amazonas relembras destaques da gestão do regional neste ano


  31/12/2019



 

 

 

O ano de 2019 está chegando ao fim, nesta terça-feira (31), e o Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) tem vários motivos para festejar esse período, entre janeiro e dezembro, marcado por avanços para a categoria, eventos, mobilizações e muitas ações realizadas em defesa dos/as assistentes sociais do Estado. E nesta retrospectiva pré-Réveillon, o CRESS/AM apresentará em ordem cronológica as atividades que foram destaques do regional neste ano.

 

Primeiramente, o ano iniciou com a 2ª Outorga de Carteiras Profissionais que inscreveu novos/as assistentes sociais no CRESS do Amazonas. O evento, realizado pela Comissão de Registro e Inscrição (CRI), no dia 30 de janeiro no auditório da FUNATI, também informou as ações da gestão ‘Nada a Temer, Lutar é Preciso! (2017-2020) aos/às profissionais recém-registrados/as. Já no dia 13 de março, ocorreu a 3ª edição da Outorga e mais assistentes sociais receberam o Documento de Identificação Profissional (DIP), no auditório da Fametro.

 

Ainda no mês de março, mas alguns dias antes, conselheiras e integrantes do CRESS 15ª Região/AM participaram da Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher, no dia 8, em que se levantou as bandeiras contra o feminicídio e a retirada dos direitos das mulheres, que majoritariamente compõem a assistência social no mercado de trabalho. Mais à frente, no dia 25 de abril, o regional organizou na Fametro o 3º Seminário Estadual sobre o Trabalho do/a Assistente Social no Campo Sociojurídico: Desafios e Limitações do Trabalho do/a Assistente Social no Sociojurídico e a Materialização de Direitos. Essa ação atendeu uma das deliberações do Conjunto CFESS-CRESS pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/AM.

 

No primeiro semestre de 2019, o Conselho Regional de Serviço Social também debateu importantes temáticas, como o racismo no Amazonas, durante a Semana do Serviço Social, entre os dias 13 e 16 de maio. E no Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, conselheiras e membro de base do CRESS voltaram às ruas para combater o desmantelamento de direitos ao participarem do movimento de greve geral em Defesa da Educação Pública, no Centro de Manaus.

 

E antes de encerrar o mês de maio, integrantes do regional participaram do 12º Seminário de Capacitação das COFIS e do Seminário Nacional de Trabalho e Formação Profissional em Serviço Social, ambos realizados em Brasília (DF) e organizados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Este último evento citado, inclusive, atualizou os debates sobre o processo de ensino-aprendizagem no serviço social.

 

Em 14 de junho, o CRESS do Amazonas manteve a representatividade em ações sociais e pelos direitos dos trabalhadores. A Greve Geral contra a Reforma da Previdência, em âmbito nacional, teve a mobilização de assistentes sociais do Estado com a liderança do regional. No mês seguinte, em julho, as atividades do regional foram intensas e diversificadas em eventos. Primeiro, o Encontro Preparatório para o Descentralizado da Região Norte e o Encontro Nacional de Assistentes Sociais, no dia 9 de julho, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Três dias depois, o CRESS/AM organizou o 2º Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Humanos, no dia 12, na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA.

 

Mas os eventos que marcaram a gestão do CRESS 15ª Região/AM, em 2019, foram o projeto ‘SUAS de Ponta a Ponta’, o V Fórum das COFIS e o Encontro Descentralizado da Região Norte, realizados em três dias, com o apoio do Conjunto CFESS-CRESS. No dia 18 de julho, no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), na Chapada, zona centro-sul de Manaus, o ‘SUAS de Ponta a Ponta’ debateu o combate a precarização das condições de trabalho dos/as assistentes sociais, as políticas públicas para a categoria e as formas de organização política. Tudo ministrado pelas conselheiras do CFESS, Tânia Diniz, da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) e 1ª secretária; Solange Moreira, coordenadora da COFI; e Mauricléia Santos, que integra a Comissão de Ética e Direitos Humanos da entidade federal.

 

No dia posterior, 19 de julho, a 5ª edição do Fórum das COFIS, no Hotel Quality, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, reuniu os sete CRESS da Região Norte no enriquecedor evento em que o Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas foi o anfitrião. E ao longo do dia, os respectivos/as conselheiros/as e membros de base dos CRESS do Pará (1ª Região), Rondônia (23ª Região), Amapá (24ª Região), Tocantins (25ª Região), Acre (26ª Região) e de Roraima (27ª Região) participaram de uma extensa programação que revelou um panorama da situação dos regionais presentes e as perspectivas para o futuro de cada gestão, em 2020.

 

Por último e no mesmo dia e local, o Encontro Descentralizado da Região Norte abriu os dois dias de debates, em Manaus, com um discurso crítico ao desmantelamento dos direitos trabalhistas e sociais no País pela conselheira do CFESS, Mauricléia Santos. Já no dia 20 de julho, os CRESS do Norte avaliaram as respectivas políticas das gestões, receberam orientações do CFESS sobre planejamento, incluindo mecanismos de transparência para atender ao Tribunal de Contas da União (TCU), e discituram a movimentação de chapas para os processos eleitorais nos regionais no primeiro semestre de 2020.

 

Nos dias 16 e 17 de agosto, a conselheira e coordenadora da Comissão de Registro e Inscrição (CRI) do CRESS do Amazonas, Silvânia Queiroz, ao lado da vice-presidente do CRESS do Amazonas e coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH) da entidade, Wanja Leal, ministraram a 8ª edição do Curso Ética em Movimento, em Manaus. E o mesmo conteúdo programático, com quatro módulos ‘Ética e História’ (Módulo 1), ‘Ética e Trabalho Profissional’ (Módulo 2), ‘Ética e Direitos Humanos’ (Módulo 3) e ‘Ética e Instrumentos Processuais’ (Módulo 4), foi repassado pelas duas conselheiras do CRESS na primeira edição do Ética em Movimento no município de Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste da capital), nos dias 17 e 18 de outubro.

 

Em setembro, o CRESS 15ª Região/AM participou do 48º Encontro Nacional CFESS-CRES, em Belém (PA), entre os dias 5 e 8. Depois deste evento cheio de deliberações importantes para a categoria dos/as assistentes sociais, o Conselho Regional convocou no mês seguinte, no dia 16 de outubro, a II Assembleia Geral Ordinária de 2019 para esclarecer detalhes sobre as mudanças no Código Eleitoral para o pleito de 2020, que terá como novidade uma votação totalmente online, informar o valor da anuidade do próximo ano (R$ 420,74) e realizar uma prestação de contas do regional com balanços de receitas e despesas do primeiro semestre de 2019.

 

E em atendimento às deliberações do Conjunto CFESS-CRESS para as Eleição de 2020, que definirão as novas gestões dos CRESS de todo o País para o triênio 2020-2023, a partir de maio, o Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) aprovou os membros da Comissão Regional Eleitoral, no dia 26 de novembro, durante a III Assembleia Geral Ordinária de 2019 com a presença de assistentes sociais do Estado.

 

Nos últimos eventos organizados pelo CRESS do Amazonas, em 2019, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do regional homenageou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, com a realização do I Encontro de Assistentes Sociais com Deficiência. No auditório da Seas, no bairro Chapada, profissionais compartilharam suas experiências como PcD na luta pela acessibilidade, visibilidade, inclusão social, inserção no mercado e melhorias das condições de trabalho para o exercício profissional.

 

Ainda em dezembro, o CRESS 15ª Região/AM participou do XI Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, em João Pessoa (PB), entre os dias 6 e 8. Neste importante encontro, a presidente Andréia Cavalcante, a vice-presidente Wanja Leal e a 1ª secretária do regional, Francileide Bindá, passaram a compor a Comissão de Mobilização da Frente Nacional. As três conselheiras da diretoria do CRESS já integravam também a Frente Amazonense Contra a Privatização, criada no dia 27de novembro, no auditório da Ufam, no bairro Coroado, zona sul de Manaus, com o apoio da Coordenadora Nacional da Frente, a professora e dra. Inês Bravo. 

 

E para finalizar, uma Reunião Ordinária de Pleno Ampliado do CRESS, realizada no dia 14 de dezembro, na Seas, informou todas as atividades internas e externas do regional no Estado, por meio principalmente das comissões permanentes e temáticas. As ações dos quatro NUCRESS (Manacapuru, Parintins, Itacoatiara e o recém-criado de Tefé) também foram apresentadas pelas coordenadoras de cada núcleo. 

 

 

Novidades

 

Em 2019, o CRESS do Amazonas teve vários avanços para melhor atender as demandas dos/as assistentes sociais e ampliar sua representatividade e ações em municípios do interior. Em maio, a Comissão de Seguridade Social (CSS) fundou o NUCRESS Itacoatiara – Médio Amazonas e por último o NUCRESS Tefé – Médio Solimões, no início do mês de novembro. Outra novidade foi a reestruturação da Comissão de Licitação e Contrato (CLC) do regional, em agosto, com a escolha dos assistentes administrativos Fábio Silva Mendonça (coordenador), Sérgio Teixeira da Costa Novo e Selma Farias de Lima para integrar a comissão.

 

No final de julho, o novo site oficial do CRESS 15ª Região/AM (www.cress-am.org.br) entrou no ar para ampliar os canais de comunicação com os/as profissionais de serviço social. O espaço é utilizado para publicar informações pertinentes, como eventos, programações, resoluções, ofícios e demais documentos da entidade. Em agosto, o horário de funcionamento da sede do regional, no Edifício Skye Platinum Offices, no bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, foi ampliado de 12h às 18h para 8h às 18h durante todos os dias da semana, exceto finais de semana e feriados.

 

No dia 2 de setembro, o Conaselho Pleno do CRESS/AM aprovou o novo projeto visual para padronizar a imagem do regional. Uma identidade visual, com logomarca oficial, que foi incorporada às redes sociais do CRESS do Amazonas e aos materiais de expediente e produtos com a marca da instituição. Além disso, a COFI teve um ano de 2019 atípico com mais atividades externas da comissão. Até novembro de 2019, as agentes fiscais e integrantes da COFI realizaram visitas de fiscalização em 211 instituições; entrevistaram 194 profissionais; contabilizaram 40 processos abertos, 64 processos encerrados e 170 processos em tramitação; acompanharam 12 concursos públicos e editais, em que foram detectados cinco irregularidades. E por último, garantiu três processos oficiados (regularizados).

 

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Av. Theomário Pinto da Costa, 811, Sala 4B - Chapada - Edif. Skye Platinum Offices



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais