Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 CRESS debate sobre Formação Profissional em Oficina Nacional da ABEPSS


  18/12/2019



 

 

 

 

Em Campinas, São Paulo, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM) participou, por meio das Comissões de Trabalho e Formação Profissional (CTF) e Fiscalização (COFI), da Oficina Nacional da ABEPSS 2019. O evento realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro, no campus da PUC Campinas, abordou o tema ‘Projetos de Educação no Brasil: impactos do avanço do conservadorismo na formação e no trabalho da/o assistente social’. A vice-presidente do CRESS do Amazonas e conselheira Wanja Leal, que coordena a Comissão de Formação, e a agente fiscal e membro da CTF do regional, Sandra Alice, foram as representantes do conselho do Estado na Oficina.

 

Organizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o CRESS/SP, o evento reuniu várias instituições do País, com a participação efetiva de entidades como o CFESS, os CRESS das cinco regiões do Brasil, ENESSO e representantes de movimentos sociais. Os debates se concentraram em torno do espraiamento do conservadorismo e seus impactos na atual conjuntura brasileira, na  formação acadêmica e no trabalho profissional do assistente social, impondo a necessária defesa de um projeto ético-político de educação, pesquisa e produção do conhecimento.

 

A Oficinal Nacional da ABEPSS também garantiu reflexões críticas sobre os desafios e possibilidades de resistência na consolidação de uma formação profissional pautada em valores emancipatórios. Especialmente, com o avanço da tendência tecnicista e pragmática que tem impactado nos currículos universitários das diversas áreas do conhecimento. A programação ainda trouxe importantes contribuições por parte das instituições presentes e oportunizou a troca de experiências e discussões e a interação das/os participantes nas atividades dos espaços coletivos dos Fóruns da categoria, na articulação da graduação e pós-graduação, na articulação dos Grupos Temáticos de Pesquisa, além de um aprofundamento dos temas das mesas propostas.

 

 

 

“Os debates acerca dos desafios nos contextos da Formação e do trabalho profissional, constituíram-se em boas oportunidades de capilarização das discussões e reflexões voltadas à qualidade do exercício profissional numa perspectiva propositiva e crítica, pois partiram das questões concretas presentes na atual conjuntura brasileira, vivenciada diariamente no campo da docência e da prática”, analisou a coordenadora da Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS/AM, Wanja Leal.

 

A Oficinal representou o início de um trabalho integrado entre todas as instituições envolvidas em defesa do projeto de formação profissional no cenário de precarização do Ensino Superior e na garantia de um estágio qualificado. “Este evento não pode se esgotar em si, mas desdobrar-se em ações factíveis e articuladas com impactos significativos para a formação e o exercício profissional dos/das assistentes sociais, nos diversos campos de atuação”, acrescentou a agente fiscal Sandra Alice, que também integra a Comissão de Formação do CRESS 15ª Região/AM.

 

E durante a segunda etapa do evento, no sábado passado, dia 14 de dezembro, o CRESS do Amazonas participou da reunião da Regional Norte, com a presença da coordenadora Regional da ABEPSS e dos CRESS de Rondônia e Piauí e mais representantes da UFAM (campi Manaus e Parintins). Em pauta, a avaliação da Oficina Nacional da ABEPSS e a construção de propostas conjuntas para o Regional Norte.

 

 

 

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br

 


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Av. Theomário Pinto da Costa, 811, Sala 4B - Chapada - Edif. Skye Platinum Offices



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais