Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 CRESS/AM debate veto presidencial ao PL Educação na Rádio Diário


  25/11/2019



 

 

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM), Andréia Cavalcante, foi convidada pela Rádio Diário 95,7 FM, do Grupo Diário de Comunicação (GDC), para debater sobre o veto presidencial ao Projeto de Lei nº 3.688/2000 (PL Educação), nesta segunda-feira (25) de manhã, durante o programa ‘Diário da Manhã’. O PL Educação dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social na rede pública de educação básica. 

 

E ao lado da presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do Conselho Regional de Psicologia (CRP 20ª Região/AM-RR),  Mônica Maximino, a dirigente do CRESS do Amazonas argumentou os motivos para os/as assistentes sociais serem necessários nas escolas ou colégios. “A contribuição do serviço social em uma equipe multidisciplinar seria, justamente, na mediação de conflitos e na identificação da complexidade dessa realidade vivenciada pela comunidade escolar. E quando trabalhamos a comunidade escolar pensamos em todo o corpo: professor, escola e família. E essa relação que seria trabalhada pelos profissionais (de serviço social)”, explicou Andréia.

 

Durante a entrevista na Rádio Diário, a presidente do CRESS/AM lembrou que uma das alegações para o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter vetado totalmente o PL da Educação seria o impacto orçamentário e financeiro da medida nas contas públicas sem uma fonte de renda definida. Mas para Andréia Cavalcante a visão do Governo Federal sobre a Educação no Brasil está equivocada.

 

“Em nosso País, infelizmente, a Educação não é tida como um direito de acesso a todos. E uma das justificativas do presidente (Jair Bolsonaro) é o déficit (orçamentário) por não ter uma fonte. Mas não podemos ver a Educação como um gasto, mas sim como prioridade. Um investimento de imediato retorno. Temos os exemplos dos países em desenvolvimento que investiram na Educação e chegaram ao desenvolvimento”, declarou Andréia. 

 

Atualmente, os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e de Psicologia (CRP) de todo o País e mais os Conselhos Federais de Serviço Social (CFESS) e de Psicologia (CFP), além da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), estão em mobilização para a derrubada do Veto nº 37/2019 ao PL Educação. O Congresso Nacional deve analisar e votar nesta terça-feira (26) sobre o referido veto presidencial.

 

O programa ‘Diário da Manhã’ é apresentado pelo radialista Patrick Motta e a jornalista Paula Litaiff, com transmissão ao vivo pela página do portal D24AM no Facebook e pela Record News Manaus, pelos canais 27.1 (TV aberta) e 78 da NET (TV fechada). A edição desta segunda-feira (25) do programa da Rádio Diário, com a presença da presidente do CRESS 15ª Região/AM, está disponível também no Facebook do regional. 

 

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br

 


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Av. Theomário Pinto da Costa, 811, Sala 4B - Chapada - Edif. Skye Platinum Offices



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais