Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 CRESS/AM repudia ato de retrocesso em veto presidencial a PL 3688/2000


  15/10/2019



 

 

MANIFESTO CONJUNTO DE REPÚDIO AO VETO PRESIDENCIAL A PL 3688/2000, QUE PREVÊ A INSERÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO

 

 

"A luta dos assistentes sociais e psicólogos na Educação é a luta de toda a sociedade!"

 

 

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM) vem a público manifestar, em nome dos assistentes sociais amazonenses, seu absoluto repúdio ao veto presidencial ao Projeto de Lei - PL 3688/2000 que dispõe sobre a inserção das categorias profissionais de Serviço Social e Psicologia nas escolas públicas de educação básica, conforme publicado no DOU de 09 de outubro de 2019.

 

 

Ao vetar o PL 3688/2000, o atual Presidente da República Jair Bolsonaro reforça, sobremaneira, o conjunto de medidas contrárias aos interesses e anseios populares que vem sendo adotado desde o início do atual mandato. Com isso, a sociedade brasileira tem vivenciado preocupantes retrocessos sociais e políticos postos na contramão das conquistas históricas das classes trabalhadoras, frutos da democracia participativa após 1988.

 

 

Por isso, o veto presidencial da PL 3688/2000 é, no mínimo, lamentável, não somente porque desconsidera a luta há muito empreendida por assistentes sociais e psicólogos brasileiros, mas acima de tudo, por que fere de morte, o direito legítimo de milhares de crianças, adolescentes e jovens contarem com profissionais que poderão contribuir com o trabalho interdisciplinar no processo de formação básica. A Educação se constitui uma das maiores e mais importantes políticas públicas deste País, mas hoje encontra-se transpassada por desafios intra e extramuros, ligados principalmente, à fatores psicossociais e econômicos que incidem diretamente nas desigualdades de oportunidades de aprendizagem e de acesso ao ambiente escolar.

 

 

Não podemos e não vamos nos calar, pois com esse ato, o governo federal demonstra preocupante falta de compreensão dos complexos problemas e desafios que se perpetuam e avolumam no ambiente escolar, muitos dos quais objetos de estudos, pesquisas e relatórios oficiais que apontam a necessidade de se ampliar o olhar sobre a Educação Pública brasileira e os fatores que incidem sobre ela.  

 

 

Temos convicção que as diversas expressões da violência, as causas e consequências do abandono e da evasão, baixos desempenhos, adoecimentos físicos e mentais de alunos e professores dentre outros fenômenos, precisam ser compreendidos e enfrentados, não somente por professores em sala de aula, mas por outras profissões que, se inseridas nesse contexto, enriquecerão e ampliarão a luta de gestores, professores, alunos, familiares e comunidade pelo fortalecimento e qualidade da política de Educação em nosso País. 

 

 

Sim! Assistentes Sociais e Psicólogos têm muito a contribuir com esse processo. Desconsiderar isso, é negar à própria sociedade o direito a uma Educação de fato inclusiva, democrática e cidadã.

 

 

 

Manaus, 12 de outubro de 2019

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br

 

 


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Av. Theomário Pinto da Costa, 811, Sala 4B - Chapada - Edif. Skye Platinum Offices



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais