Viva Melhor
WEBMAIL


Viva Melhor


 COFI apresenta cumprimento do Plano de Ações do Conjunto CFESS-CRESS


  28/08/2019



 

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM), cumpriu, no primeiro semestre de 2019, oito de catorze deliberações recomendadas no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, no ano passado.  Mas como duas destas deliberações são de responsabilidades exclusivas da COFI Nacional, que integra a entidade federal, a comissão do regional atendeu 66,6% das demandas.

 

No ‘Relatório de Atividades Semestral’, com o Plano de Ações da COFI, de janeiro à julho deste ano, a comissão detalha os avanços em cada uma das deliberações viabilizadas no Estado e apresenta as justificativas para ainda não ter implementado quatro resoluções. Das ações definidas pela agenda nacional do Conjunto CFESS-CRESS, uma foi a organização do 3º Seminário Estadual sobre o Trabalho do Assistente Social no Campo Sociojurídico, no dia 25 de abril deste ano, na Fametro, em Manaus.

 

E no mesmo evento, no auditório da faculdade, a Comissão de Orientação e Fiscalização inseriu mais duas deliberações na programação. A equipe da COFI orientou a categoria sobre as questões e condições éticas e técnicas do trabalho profissional, na relação entre o sistema de justiça e as políticas sociais, e também debateu sobre a atuação profissional nas comissões de avaliação disciplinar, de monitoramento e comissões técnicas de classificação, conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e a Lei de Execução Penal (LEP).

 

Mais uma novidade, em 2019, foi a implantação no site oficial do CRESS do Amazonas – www.cress-am.org.br – de um link direto para o Sistema de Credenciamento de Campo de Estágio. Uma ferramenta criada pelo CFESS, em 2013, para o cadastramento nacional das Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs), como faculdades e universidades, para uma supervisão direta dos estágios dos acadêmicos do curso de Serviço Social.

 

Em 2017 e 2019, a COFI promoveu uma reunião ampliada em cada um dos referidos anos com os/as profissionais da área para aprofundar a discussão sobre as competências e atribuições privativas do/a assistente social. Na época da primeira reunião para esta deliberação, o Estado de Roraima ainda era associado ao CRESS 15ª Região/AM e o evento acabou organizado na Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrades), em Boa Vista (RR), no dia 24 de agosto de 2017. A mesma temática foi levada até o município de Rio Preto da Eva (a 47 quilômetros da capital Manaus-AM), no dia 26 de julho deste ano.

 

O CRESS também organizou uma outra reunião ampliada ainda em 2017 para discutir a resolução sobre as atribuições e competências profissionais em cargos genéricos observando a incidência política junto às instituições empregadoras. Em 2018, um seminário e uma roda de conversa, respectivamente, em agosto e outubro, debateram sobre o exercício profissional em Comunidades Terapêuticas.

 

Por último, posicionamentos e orientações da COFI do regional sobre a atuação intersetorial da/o assistente social no atendimento em maternidades de mães usuárias de substâncias psicoativas, com evidências sobre violação de direitos, fecharam a ordem de deliberações para o primeiro semestre.

 

Ações Permanentes

 

Entre janeiro e julho de 2019, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) realizou seis Ações Permanentes: a fiscalização das instituições que empregam assistentes sociais no Amazonas; a organização do Fórum das COFIs da Região Norte, no dia 19 de julho, com sede em Manaus; o acompanhamento de editais e processos seletivos para as contratações de profissionais da área no Estado; o acompanhamento do credenciamento dos campos de estágio; a divulgação das atividades da COFI com transparência e a manutenção do projeto CRESS Itinerante.

 

E para o restante do segundo semestre, a comissão seguirá com o Plano de Ações das deliberações do Conjunto CFESS-CRESS. Entre as atividades planejadas destaque para as visitas de fiscalização nos municípios de Autazes, Iranduba/Cacau Pirêra, Itacoatiara, Careiro Castanho, Manaquiri, Careiro da Várzea, Manacapuru e Novo Airão. Já outra deliberação do Conjunto será posta em prática, em dezembro, com um debate sobre as condições éticas e técnicas no exercício profissional das/os assistentes sociais com deficiência, baseado na Lei Brasileira de Inclusão e a partir da pesquisa nacional do perfil profissional do/a assistente social.

 

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)

Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! – 2017/2020

Comissão de Comunicação

Diogo Rocha

Assessoria de Comunicação

comunicacao@cress-am.org.br


Galeria de Fotos


Endereço

Manaus/Amazonas
Av. Theomário Pinto da Costa, 811, Sala 4B - Chapada - Edif. Skye Platinum Offices



Atendimentos

+55 92 3622-1436 / 3346-9968 / 99191-2942
+55 92 99191-2942



E-Mail

cress-am@cress-am.org.br


Redes Sociais