Na vspera da Reunio Ordinria de Pleno Ampliado, neste sbado (14), a Comisso de Seguridade Social (CSS) do CRESS do Amazonas realizou o Encontro de Coordenadoras dos NUCRESS, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, na sede do regional, no bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. Com exceo do recm-criado ncleo em Tef, os NUCRESS/AM de Manacapuru (Alto Solimes), Parintins (Baixo Amazonas) e Itacoatiara (Mdio Amazonas) enviaram as respectivas coordenadoras para conhecerem, principalmente, a estrutura fsica, organograma, as responsabilidades e todo o funcionamento do CRESS 15 Regio/AM e das comisses na capital.

Com explicaes detalhadas da 1 secretria e atual coordenadora da Comisso de Formao Profissional, a conselheira Francileide Bind, e tambm da coordenadora da CSS, a conselheira Mara Assis, o Encontro ainda informou sobre as mudanas do processo eleitoral para o prximo ano; as deliberaes e bandeiras de lutas do Conjunto CFESS-CRESS; o pleito do NUCRESS de Manacapuru; os planos dos NUCRESS para 2020, com seus formulrios e resolues. Presentes no esclarecedor evento organizado pelo regional, estavam as coordenadoras Camila Lacerda, do NUCRESS Parintins, Gisele Matias, do NUCRESS Manacapuru, e Mnica Antunes, do NUCRESS Itacoatiara.

? um momento muito significativo e importante (o Encontro de Coordenadoras dos NUCRESS), que consolida esse trabalho com os NUCRESS. Porque uma das propostas da campanha da (atual) gesto (do CRESS do Estado) ?Nada a Temer, Lutar Preciso!? era, justamente, esse processo de interiorizao. De incentivar e investir do CRESS nos municpios?, explicou Francileide.

A coordenadora da Comisso de Seguridade Social destacou o empenho dos quatro NUCRESS ativos no Amazonas em buscar a mobilizao dos/as profissionais de servio social e tambm em cumprir as deliberaes do Conjunto CFESS-CRESS no interior do Estado. ?Eu sempre verifiquei muito nos eventos do CRESS em Manaus a falta da participao de profissionais, apesar de todo a dedicao e trabalho para realizar um evento para a categoria. Mas vi que os profissionais do interior precisavam dessa mo do CRESS e abraamos a causa do NUCRESS. E muito gratificante olhar a mobilizao e perceber que os NUCRESS esto fazendo a diferena?, afirmou Mara Assis.

Mara tambm elogiou a organizao da unidade de Tef (distante a 523 quilmetros a oeste da capital Manaus) do NUCRESS/AM ? Mdio Solimes, fundado no incio do ms de novembro. Aps um levantamento dos/as assistentes sociais do municpio, a coordenao do NUCRESS, em Tef, conseguiu preencher com os membros do ncleo as quatro comisses: de Comunicao, Orientao e Fiscalizao (COFI), tica e Direitos Humanos (CEDH) e Seguridade Social (CSS).

Durante o Encontro, as coordenadoras de cada NUCRESS presente explicaram tambm os problemas enfrentados por cada extenso do Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) no interior e as particularidades de cada municpio para gerir os ncleos, conforme as demandas solicitadas. No encerramento, as prioridades e futuras aes/eventos dos NUCRESS foram debatidos, com importantes orientaes das conselheiras do CRESS do Amazonas.

Atualmente, o NUCRESS de Manacapuru tem abrangncia nos municpios de Anori, Caapiranga, Anam, Novo Airo e Beruri. J a unidade de Parintins engloba os municpios de Nhamund, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maus, enquanto o ncleo de Itacoatiara se estende aos municpios de Silves, Itapiranga, So Sebastio do Uatum, Urucurituba e Urucar. No caso do NUCRESS Tef, os municpios atendidos so Carauari, Uarini, Alvares, Juru e Mara.