15/10/2019

MANIFESTO CONJUNTO DE REPDIO AO VETO PRESIDENCIAL A PL 3688/2000, QUE PREV A INSERO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICLOGOS NA EDUCAO

"A luta dos assistentes sociais e psiclogos na Educao a luta de toda a sociedade!"

O Conselho Regional de Servio Social (CRESS 15 Regio/AM) vem a pblico manifestar, em nome dos assistentes sociais amazonenses, seu absoluto repdio ao veto presidencial ao Projeto de Lei - PL 3688/2000 que dispe sobre a insero das categorias profissionais de Servio Social e Psicologia nas escolas pblicas de educao bsica, conforme publicado no DOU de 09 de outubro de 2019.

Ao vetar o PL 3688/2000, o atual Presidente da Repblica Jair Bolsonaro refora, sobremaneira, o conjunto de medidas contrrias aos interesses e anseios populares que vem sendo adotado desde o incio do atual mandato. Com isso, a sociedade brasileira tem vivenciado preocupantes retrocessos sociais e polticos postos na contramo das conquistas histricas das classes trabalhadoras, frutos da democracia participativa aps 1988.

Por isso, o veto presidencial da PL 3688/2000 , no mnimo, lamentvel, no somente porque desconsidera a luta h muito empreendida por assistentes sociais e psiclogos brasileiros, mas acima de tudo, por que fere de morte, o direito legtimo de milhares de crianas, adolescentes e jovens contarem com profissionais que podero contribuir com o trabalho interdisciplinar no processo de formao bsica. A Educao se constitui uma das maiores e mais importantes polticas pblicas deste Pas, mas hoje encontra-se transpassada por desafios intra e extramuros, ligados principalmente, fatores psicossociais e econmicos que incidem diretamente nas desigualdades de oportunidades de aprendizagem e de acesso ao ambiente escolar.

No podemos e no vamos nos calar, pois com esse ato, o governo federal demonstra preocupante falta de compreenso dos complexos problemas e desafios que se perpetuam e avolumam no ambiente escolar, muitos dos quais objetos de estudos, pesquisas e relatrios oficiais que apontam a necessidade de se ampliar o olhar sobre a Educao Pblica brasileira e os fatores que incidem sobre ela.

Temos convico que as diversas expresses da violncia, as causas e consequncias do abandono e da evaso, baixos desempenhos, adoecimentos fsicos e mentais de alunos e professores dentre outros fenmenos, precisam ser compreendidos e enfrentados, no somente por professores em sala de aula, mas por outras profisses que, se inseridas nesse contexto, enriquecero e ampliaro a luta de gestores, professores, alunos, familiares e comunidade pelo fortalecimento e qualidade da poltica de Educao em nosso Pas.

Sim! Assistentes Sociais e Psiclogos tm muito a contribuir com esse processo. Desconsiderar isso, negar prpria sociedade o direito a uma Educao de fato inclusiva, democrtica e cidad.

Manaus, 12 de outubro de 2019