18/10/2019

Na abertura da Oficina Estadual da ABEPSS no Amazonas, na ltima quinta-feira (17) tarde, no Centro Universitrio Fametro, o Conselho Regional de Servio Social do Estado (CRESS 15 Regio/AM) esteve presente como uma das instituies de apoio do evento. A 1 secretria e atual coordenadora da Comisso de Formao Profissional (CFP) do CRESS/AM, a conselheira Francileide Bind, comps a mesa de abertura, ao lado de representantes da Enesso, Fametro, Ufam e ABEPSS.????

????

Neste ano, a Oficinal Estadual da ABEPSS, que um evento de articulao e reflexo poltica e acadmica entre as Unidades de Formao Acadmica (UFAs), abriu debates sobre o tema ?Projeto de Educao no Brasil: impactos do avano do Conservadorismo na formao e no trabalho da/o assistentes social?. ????

????

?Desejamos que esses dias (de Oficina Estadual da ABEPSS e Frum de Estgio do Amazonas) sejam de aprofundamento dessa discusso importante e necessria. Vivemos em um contexto onde as diretrizes da concepo neoliberal e neoconservadora tem impregnado a forma de fazer poltica. Precisamos necessariamente, como assistentes sociais e acadmicos, nos posicionar diante desse contexto, considerando as diretrizes do nosso projeto poltico pedaggico?, disse Francileide Bind, como representante do CRESS. ????

????

Em seguida, na palestra de abertura sobre a temtica ?Projeto de Educao no Brasil?, a professora e doutora do curso de Servio Social da PUC do Rio Grande do Sul, Ana Lcia Surez Maciel, dissecou esse complexo assunto. A coordenadora de Graduao da Regio Norte da ABEPSS e professora e doutora do curso de Servio Social da Ufam, Hamilda Assuno Pinheiro, foi a coordenadora de mesa da palestra.????

????

?O tema que me foi solicitado para expor desafiante, complexo e polmico, mas entendo que no interior da categoria profissional e na sociedade como um todo precisamos enfrentar?, afirmou Ana Lcia, antes de iniciar sua apresentao com aprofundamento no tpico.??

?

Com debates, mesa-redonda, exposio de banners e colquios, a Oficina Estadual da ABEPSS seguiu at noite. E nesta sexta-feira, a realizao do Frum de Estgio do Amazonas dar continuidade programao.

Frum de Estgio

E o Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) est participando ativamente do Frum de Estgio do Amazonas, no Centro Universitrio Fametro, nesta sexta-feira (18). A agente fiscal do regional, Sandra Alice dos Santos, integrou a mesa-redonda: Discutindo a realidade do Estgio Supervisionado no Amazonas, que comeou s 14h30.?

?

Outro destaque de hoje foi a palestra ?Os desafios da formao e do trabalho do Assistente Social no contexto neoliberal e a importncia da ABEPSS?. Ministrada pela professora e doutora Vera Lcia Batista Gomes, da Universidade Federal do Par (UFPA), a palestra teve como coordenadora de mesa a conselheira e 1 secretria do CRESS do Amazonas, Francileide Bind.?

?

Mas um dos momentos mais importantes do evento est previsto para ocorrer, a partir das 19h30, com a eleio dos membros do Frum Estadual de Superviso de Estgio. Sob a responsabilidade da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), o Frum de Estgio tem como uma das finalidades a identificao de entraves e desafios na materializao do estgio supervisionado e a construo coletiva de estratgias para sua superao.