25/11/2019

A presidente do Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM), Andria Cavalcante, foi convidada pela Rdio Dirio 95,7 FM, do Grupo Dirio de Comunicao (GDC), para debater sobre o veto presidencial ao Projeto de Lei n 3.688/2000 (PL Educao), nesta segunda-feira (25) de manh, durante o programa ?Dirio da Manh?. O PL Educao dispe sobre a prestao de servios de psicologia e servio social na rede pblica de educao bsica.

E ao lado da presidente da Comisso de Orientao e Fiscalizao (COFI) do Conselho Regional de Psicologia (CRP 20 Regio/AM-RR), Mnica Maximino, a dirigente do CRESS do Amazonas argumentou os motivos para os/as assistentes sociais serem necessrios nas escolas ou colgios. ?A contribuio do servio social em uma equipe multidisciplinar seria, justamente, na mediao de conflitos e na identificao da complexidade dessa realidade vivenciada pela comunidade escolar. E quando trabalhamos a comunidade escolar pensamos em todo o corpo: professor, escola e famlia. E essa relao que seria trabalhada pelos profissionais (de servio social)?, explicou Andria.

Durante a entrevista na Rdio Dirio, a presidente do CRESS/AM lembrou que uma das alegaes para o presidente da Repblica, Jair Bolsonaro, ter vetado totalmente o PL da Educao seria o impacto oramentrio e financeiro da medida nas contas pblicas sem uma fonte de renda definida. Mas para Andria Cavalcante a viso do Governo Federal sobre a Educao no Brasil est equivocada.

?Em nosso Pas, infelizmente, a Educao no tida como um direito de acesso a todos. E uma das justificativas do presidente (Jair Bolsonaro) o dficit (oramentrio) por no ter uma fonte. Mas no podemos ver a Educao como um gasto, mas sim como prioridade. Um investimento de imediato retorno. Temos os exemplos dos pases em desenvolvimento que investiram na Educao e chegaram ao desenvolvimento?, declarou Andria.

Atualmente, os Conselhos Regionais de Servio Social (CRESS) e de Psicologia (CRP) de todo o Pas e mais os Conselhos Federais de Servio Social (CFESS) e de Psicologia (CFP), alm da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), esto em mobilizao para a derrubada do Veto n 37/2019 ao PL Educao. O Congresso Nacional deve analisar e votar nesta tera-feira (26) sobre o referido veto presidencial.

O programa ?Dirio da Manh? apresentado pelo radialista Patrick Motta e a jornalista Paula Litaiff, com transmisso ao vivo pela pgina do portal D24AM no Facebook e pela Record News Manaus, pelos canais 27.1 (TV aberta) e 78 da NET (TV fechada). A edio desta segunda-feira (25) do programa da Rdio Dirio, com a presena da presidente do CRESS 15 Regio/AM, est disponvel tambm no Facebook do regional.