21/10/2019
Membro da Comissão Permanente de Ética (CPE) do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM), a assistente social Kimini Xavier de Lima participou da 17ª edição do Curso de Formação Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores/as, entre os dias 5 e 12 de outubro, em São Paulo. Organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o curso do Projeto Ética em Movimento teve uma carga horária de 64 horas e reuniu 29 profissionais da área, entre representantes dos CRESS de vários Estados, da ABEPSS e do próprio CFESS.
Dividido em quatro módulos, a professora Maria Lúcia Barroso, da PUC-SP, ministrou o Módulo 1: Ética e História. Em seguida, a professora Cristina Brites, docente da UFF/Rio das Ostras apresentou o Módulo 2: Ética e Trabalho Profissional; e posteriormente a professora da UFRN, Silvana Mara de Morais dos Santos, aplicou o Módulo 3: Ética e Direitos Humanos. Por último, a advogada e assessora jurídica do CFESS, Sylvia Helena Terra, concluiu a formação dos participantes com o Módulo 4: Ética e Instrumentos Processuais.
Para a representante do CRESS do Amazonas, a capacitação no Curso Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores/as foi de extrema relevância devido a temática em trazer em sua essência debates e reflexões inerentes à profissão de assistente social e sua prática no cotidiano, principalmente, na atual conjuntura complexa e contraditória. Nesta edição do curso, em São Paulo, os/as assistentes sociais de base e representantes da diretoria dos regionais, que atuam nas Comissões Permanentes de Ética, se autointitularam ?Turma 16+1: de Dandara a Marielle, que a liberdade seja nossa própria substância?.
Com a formação de agente multiplicadora, a assistente social do CRESS 15ª Região/AM, Kimini de Lima, ficará responsável em ensinar o conteúdo programático nas próximas edições do Curso Ética em Movimento no Estado do Amazonas. Em 2019, o regional já realizou duas edições do Ética e Movimento. A primeira foi na capital Manaus, em agosto, e a última ocorreu de forma inédita no município de Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus), encerrada na sexta-feira passada. Ambas as edições foram ministradas pela conselheira e coordenadora da Comissão de Registro e Inscrição (CRI) do CRESS, Silvânia Queiroz, e a vice-presidente e coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH) do regional, Wanja Leal.
Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)
Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! ? 2017/2020
Comissão de Comunicação
comunicacao@cress-am.org.br