21/10/2019

Membro da Comisso Permanente de tica (CPE) do Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM), a assistente social Kimini Xavier de Lima participou da 17 edio do Curso de Formao tica em Movimento para Agentes Multiplicadores/as, entre os dias 5 e 12 de outubro, em So Paulo. Organizado pelo Conselho Federal de Servio Social (CFESS), o curso do Projeto tica em Movimento teve uma carga horria de 64 horas e reuniu 29 profissionais da rea, entre representantes dos CRESS de vrios Estados, da ABEPSS e do prprio CFESS.

Dividido em quatro mdulos, a professora Maria Lcia Barroso, da PUC-SP, ministrou o Mdulo 1: tica e Histria. Em seguida, a professora Cristina Brites, docente da UFF/Rio das Ostras apresentou o Mdulo 2: tica e Trabalho Profissional; e posteriormente a professora da UFRN, Silvana Mara de Morais dos Santos, aplicou o Mdulo 3: tica e Direitos Humanos. Por ltimo, a advogada e assessora jurdica do CFESS, Sylvia Helena Terra, concluiu a formao dos participantes com o Mdulo 4: tica e Instrumentos Processuais.

Para a representante do CRESS do Amazonas, a capacitao no Curso tica em Movimento para Agentes Multiplicadores/as foi de extrema relevncia devido a temtica em trazer em sua essncia debates e reflexes inerentes profisso de assistente social e sua prtica no cotidiano, principalmente, na atual conjuntura complexa e contraditria. Nesta edio do curso, em So Paulo, os/as assistentes sociais de base e representantes da diretoria dos regionais, que atuam nas Comisses Permanentes de tica, se autointitularam ?Turma 16+1: de Dandara a Marielle, que a liberdade seja nossa prpria substncia?.

Com a formao de agente multiplicadora, a assistente social do CRESS 15 Regio/AM, Kimini de Lima, ficar responsvel em ensinar o contedo programtico nas prximas edies do Curso tica em Movimento no Estado do Amazonas. Em 2019, o regional j realizou duas edies do tica e Movimento. A primeira foi na capital Manaus, em agosto, e a ltima ocorreu de forma indita no municpio de Iranduba (a 27 quilmetros a sudoeste de Manaus), encerrada na sexta-feira passada. Ambas as edies foram ministradas pela conselheira e coordenadora da Comisso de Registro e Inscrio (CRI) do CRESS, Silvnia Queiroz, e a vice-presidente e coordenadora da Comisso de tica e Direitos Humanos (CEDH) do regional, Wanja Leal.