CRESS do Amazonas refora campanha de enfrentamento inadimplncia

23/09/2019

Para diminuir o ndice de inadimplncia dos assistentes sociais do Amazonas, que atualmente est em 58,89%, e a consequente ilegalidade no exerccio da profisso, o Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) lanou, em novembro do ano passado, a campanha ?Meu Exerccio Legal, Estou em Dia com o CRESS?. Dez meses depois, um balano da Comisso de Inadimplncia do CRESS do Amazonas demonstrou que o regional deixou de arrecadar R$ 3.259.757,81 nos ltimos cinco anos, entre 2014 e 2018, com os dbitos pendentes das anuidades dos profissionais.

De um total de 6.241 assistentes sociais com registros ativos no CREES 15 Regio/AM, apenas 2.566 (41,11%) pagam regularmente a anuidade ao conselho. Os outros 3.675 (58,89%) assistentes sociais esto inadimplentes. A conselheira e coordenadora da Comisso de Inadimplncia, Santana Cardoso, afirmou que a meta da atual gesto do CRESS ? ?Nada a Temer, Lutar Preciso!? ? baixar dez pontos percentuais no ndice de inadimplncia com aes de publicidade e a divulgao da campanha nos canais de comunicao do regional.

O pagamento da anuidade a principal fonte de renda dos Conselhos Regionais de Servio Social de todo o Pas. Com os recursos das anuidades, o CRESS pode manter suas atividades, como fiscalizar o exerccio profissional, acolher e encaminhar denncias ticas, mobilizar a categoria, capacitar os profissionais e entre outras responsabilidades. Mas com o grave problema de inadimplncia, o rgo perde sua capacidade de ampliar as aes em favor dos assistentes sociais no Estado.

?Apesar do CRESS ser um rgo de fiscalizao do exerccio da profisso de assistente social, o CFESS (Conselho Federal de Servio Social) nos orienta a utilizar aes socioeducativas para esclarecer os assistentes sociais sobre a importncia da adimplncia e da condio legal no exerccio profissional?, explicou a conselheira da Comisso de Inadimplncia do CRESS do Estado. ?Caso todas as tentativas de negociaes das dvidas se esgotem, abrimos um processo disciplinar e cobramos judicialmente?, completou.

Uma grande dificuldade tambm enfrentada pelo CRESS do Amazonas para cobrar os assistentes sociais com anuidades atrasadas so os dados desatualizados de contato dos profissionais. ?Verificamos que muitos assistentes sociais inscritos no CRESS trocaram os nmeros de telefones ou e-mails e at o endereo residencial. Ento, fica difcil fazer qualquer tipo de cobrana ou manter qualquer outro contato?, explicou Santana Cardoso.

Procedimentos

Os assistentes sociais que desejam aderir campanha ?Meu Exerccio Legal, Estou em Dia com o CRESS? para negociar o pagamento dos dbitos pendentes e regularizar a situao profissional devem procurar a sede do CRESS 15 Regio/AM, localizada no Edifcio Skye Platinum Office, Loja 4 B, na Rua Theomrio Pinto da Costa (antiga Darcy Vargas), no horrio das 8h s 18h. As formas de pagamento so por boleto bancrio, carto de dbito ou de crdito.

Outra opo para os profissionais da rea receber os boletos das anuidades por e-mail. Para esta comodidade, necessrio entrar em contato com o CRESS do Amazonas pelos nmeros de telefones (92) 3622-1436, (92) 3346-9968 e (92) 99191-2942 e informar o e-mail para o envio do boleto bancrio.

Para facilitar o pagamento das anuidades, o CRESS 15 Regio/AM ainda disponibiliza o parcelamento das dvidas pelo boleto e carto de crdito. E em casos excepcionais, como de assistentes sociais com anuidades atrasadas por cinco anos, permitido parcelar o dbito total em at 12 vezes.

Diogo Rocha

Assessoria de Comunicao