03/09/2019

O Setembro Amarelo uma campanha de preveno ao suicdio criada, em 2014, pelo Centro de Valorizao da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associao Brasileira de Psiquiatria (ABP) e com aes pelo Pas desde 2015. No Amazonas, o Conselho Regional de Servio Social (CRESS 15 Regio/AM) apoia a campanha e lembra que no dia 10 deste ms se celebra o Dia Mundial de Preveno do Suicdio.

O CRESS do Amazonas tambm esclarece que os fatores de risco que levam uma pessoa a tirar a prpria vida no so de natureza exclusivamente clnica, como em casos de doenas terminais, ou psquicas, como transtornos mentais. A vulnerabilidade social (indivduos em situao de misria ou marginalizados, por exemplo) contribui para elevar as estatsticas.

E so responsabilidades dos/as assistentes sociais ajudar no enfrentamento ao comportamento suicida com aes benficas e eficientes, como orientaes sobre as polticas pblicas nas reas da sade mental e do servio social que atendam esse grave problema mundial e debates abertos sobre a temtica. Dados da OMS informam que, a cada 40 segundos, algum comete suicdio no mundo, mas que 90% dos casos podem ser prevenidos tendo condies mnimas para a ajuda voluntria ou profissional.

No Amazonas, foram registrados 628 suicdios entre 2016 e 2018, conforme a Secretaria de Estado de Sade (Susam) com dados fornecidos pela Fundao de Vigilncia em Sade (FVS). A capital Manaus e os municpios de So Gabriel da Cachoeira e Tabatinga lideram os ndices de suicdios no Estado.

Servio

O Centro de Valorizao da Vida (CVV), que um dos criadores da campanha Setembro Amarelo, oferece com total sigilo apoio emocional e preveno ao suicdio com atendimento por chat (https://bit.ly/2lBu21n), pelo nmero de telefone 188 e por e-mail (https://bit.ly/2KRHrdU). Pelo site oficial do CVV (www.cvv.org.br), se encontra tambm a central de atendimento.