29/08/2019
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado nesta quinta-feira (29), é uma das mais importantes datas de mobilização das mulheres lésbicas no Brasil em todos os segmentos da sociedade. E prezando pelos princípios do Projeto Ético-Político, o Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM) reforça a defesa pela equidade, liberdade e combate à discriminação e lesbofobia.
O CRESS do Amazonas se posiciona politicamente em apoio a essa nobre luta dos movimentos LGBTI+ e feministas e se solidariza, em especial, às assistentes sociais lésbicas (cis ou trans) do Estado que enfrentam todas as formas de preconceito estando dentro ou fora da militância pela categoria. Sabemos que a luta é árdua e diária.
Lembramos também que o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica surgiu após o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), realizado no Rio de Janeiro, no dia 29 de agosto de 1996, para debater sobre os temas relacionados à violação de direitos das mulheres conforme a orientação sexual. Esta data integra o Mês da Visibilidade Lésbica, que também tem a celebração, no dia 19, do Dia do Orgulho Lésbico, uma homenagem à primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil, que ocorreu em 1983, em São Paulo.
Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS 15ª Região/AM)
Gestão Nada a Temer, Lutar é Preciso! ? 2017/2020
Comissão de Comunicação
comunicacao@cress-am.org.br