29/08/2019

O Dia Nacional da Visibilidade Lsbica, celebrado nesta quinta-feira (29), uma das mais importantes datas de mobilizao das mulheres lsbicas no Brasil em todos os segmentos da sociedade. E prezando pelos princpios do Projeto tico-Poltico, o Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) refora a defesa pela equidade, liberdade e combate discriminao e lesbofobia.

O CRESS do Amazonas se posiciona politicamente em apoio a essa nobre luta dos movimentos LGBTI+ e feministas e se solidariza, em especial, s assistentes sociais lsbicas (cis ou trans) do Estado que enfrentam todas as formas de preconceito estando dentro ou fora da militncia pela categoria. Sabemos que a luta rdua e diria.

Lembramos tambm que o Dia Nacional da Visibilidade Lsbica surgiu aps o primeiro Seminrio Nacional de Lsbicas (Senale), realizado no Rio de Janeiro, no dia 29 de agosto de 1996, para debater sobre os temas relacionados violao de direitos das mulheres conforme a orientao sexual. Esta data integra o Ms da Visibilidade Lsbica, que tambm tem a celebrao, no dia 19, do Dia do Orgulho Lsbico, uma homenagem primeira grande manifestao de mulheres lsbicas no Brasil, que ocorreu em 1983, em So Paulo.