Em Campinas, So Paulo, o Conselho Regional de Servio Social (CRESS 15 Regio/AM) participou, por meio das Comisses de Trabalho e Formao Profissional (CTF) e Fiscalizao (COFI), da Oficina Nacional da ABEPSS 2019. O evento realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro, no campus da PUC Campinas, abordou o tema ?Projetos de Educao no Brasil: impactos do avano do conservadorismo na formao e no trabalho da/o assistente social?. A vice-presidente do CRESS do Amazonas e conselheira Wanja Leal, que coordena a Comisso de Formao, e a agente fiscal e membro da CTF do regional, Sandra Alice, foram as representantes do conselho do Estado na Oficina.

Organizado pela Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), o Conselho Federal de Servio Social (CFESS) e o CRESS/SP, o evento reuniu vrias instituies do Pas, com a participao efetiva de entidades como o CFESS, os CRESS das cinco regies do Brasil, ENESSO e representantes de movimentos sociais. Os debates se concentraram em torno do espraiamento do conservadorismo e seus impactos na atual conjuntura brasileira, na formao acadmica e no trabalho profissional do assistente social, impondo a necessria defesa de um projeto tico-poltico de educao, pesquisa e produo do conhecimento.

A Oficinal Nacional da ABEPSS tambm garantiu reflexes crticas sobre os desafios e possibilidades de resistncia na consolidao de uma formao profissional pautada em valores emancipatrios. Especialmente, com o avano da tendncia tecnicista e pragmtica que tem impactado nos currculos universitrios das diversas reas do conhecimento. A programao ainda trouxe importantes contribuies por parte das instituies presentes e oportunizou a troca de experincias e discusses e a interao das/os participantes nas atividades dos espaos coletivos dos Fruns da categoria, na articulao da graduao e ps-graduao, na articulao dos Grupos Temticos de Pesquisa, alm de um aprofundamento dos temas das mesas propostas.

?Os debates acerca dos desafios nos contextos da Formao e do trabalho profissional, constituram-se em boas oportunidades de capilarizao das discusses e reflexes voltadas qualidade do exerccio profissional numa perspectiva propositiva e crtica, pois partiram das questes concretas presentes na atual conjuntura brasileira, vivenciada diariamente no campo da docncia e da prtica?, analisou a coordenadora da Comisso de Trabalho e Formao Profissional do CRESS/AM, Wanja Leal.

A Oficinal representou o incio de um trabalho integrado entre todas as instituies envolvidas em defesa do projeto de formao profissional no cenrio de precarizao do Ensino Superior e na garantia de um estgio qualificado. ?Este evento no pode se esgotar em si, mas desdobrar-se em aes factveis e articuladas com impactos significativos para a formao e o exerccio profissional dos/das assistentes sociais, nos diversos campos de atuao?, acrescentou a agente fiscal Sandra Alice, que tambm integra a Comisso de Formao do CRESS 15 Regio/AM.

E durante a segunda etapa do evento, no sbado passado, dia 14 de dezembro, o CRESS do Amazonas participou da reunio da Regional Norte, com a presena da coordenadora Regional da ABEPSS e dos CRESS de Rondnia e Piau e mais representantes da UFAM (campi Manaus e Parintins). Em pauta, a avaliao da Oficina Nacional da ABEPSS e a construo de propostas conjuntas para o Regional Norte.