O Sistema nico de Sade (SUS) completa 30 anos hoje. Aprovada em 19 de setembro de 1990 no Congresso Nacional, a Lei 8080/1990, que marcou uma das maiores conquistas do Brasil no campo das polticas pblicas, regula em todo o territrio nacional as aes e servios de sade, executados isolada ou conjuntamente, em carter permanente ou eventual, por entidades pblicas ou privadas.

Neste perodo de pandemia da Covid-19, o SUS, que atende cerca 70% da populao do Pas conforme o Ministrio da Sade, foi a nica opo de milhares de cidados/s para conseguir um atendimento mdico diante de um inimigo invisvel, como o vrus SARS-CoV-2, e responsvel por mais de 136 mil mortes e por infectar mais de 4,5 milhes de pessoas no Brasil at este sbado. Mas a pandemia escancarou tambm as mazelas em recursos humanos, materiais e estruturais das unidades hospitalares brasileiras impulsionadas por uma necropoltca de um sistema neoliberal que exclui, marginaliza e empobrece a maioria dos usurios/as do prprio SUS.

O Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) refora junto categoria dos/as assistentes sociais do Estado a bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS de que a sade um direito constitucional da populao brasileira e que deve ser 100% estatal, de qualidade e universal.

E a sade uma poltica na qual atua grande parte dos/as assistentes sociais no Brasil, como relembra tambm o Conselho Federal de Servio Social (CFESS), autarquia maior do Pas para os/as profissionais da rea.