04/11/2019

O Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) ganhou mais um ncleo no interior do Estado. A unidade de Tef (municpio a 523 quilmetros a oeste da capital Manaus) do NUCRESS/AM ? Mdio Solimes foi, oficialmente, criada durante a assembleia realizada na cidade, entre sexta-feira e o ltimo sbado (2). As conselheiras e representantes do CRESS/AM, Mara Oliveira, coordenadora da Comisso de Seguridade Social (CSS), e Simara Medeiros, responsvel pela coordenao da Comisso de Comunicao do regional, conduziram as deliberaes para a fundao do novo NUCRESS.?

Atualmente, o CRESS do Amazonas tem quatro NUCRESS ativos no Estado e incluindo j o recm-criado ncleo em Tef. Os outros NUCRESS ficam em Parintins (municpio a 369 quilmetros a leste de Manaus), em Itacoatiara (a 176 quilmetros a leste da capital) e em Manacapuru (a 68 quilmetros a oeste de Manaus). Um detalhe importante que trs NUCRESS surgiram na atual gesto do regional ? ?Nada a Temer, Lutar Preciso!?, pelo trinio 2017-2020. O nico da gesto passada o NUCRESS de Manacapuru.?

?

Por votao, os nomes das profissionais da coordenao do NUCRESS/AM ? Mdio Solimes, em Tef, j esto definidos. A assistente social do Hospital Regional de Tef, Ilka Alves Simo, ser a coordenadora, enquanto a assistente social do CRAS, Elizete Cunha, assumir o cargo de vice-coordenadora. J a assistente social Elizangela Pacheco, que atua no CRAM, foi eleita a secretria do ncleo, que ter como 1 e 2 suplentes, respectivamente, as assistentes sociais Priscila Conceio da Silva, do INSS, e Elshirley Chaves, do CRAS.?

?

Mas alm das integrantes do novo NUCRESS do Amazonas, tambm foram escolhidas as representantes das Comisses de Comunicao, Orientao e Fiscalizao (COFI), tica e Direitos Humanos (CEDH) e Seguridade Social (CSS). E com o objetivo de fortalecer a presena do CRESS 15 Regio/AM no Estado, as atividades e servios da unidade de Tef do NUCRESS/AM ? Mdio Solimes tambm se estendero aos municpios prximos, como Uarini, Alvares, Mara, Carauari e Juru para atender os/as profissionais da rea, conforme as deliberaes do Conjunto CFESS-CRESS.

Programao

Com a presena de assistentes sociais do municpio de Uarini (a 565 quilmetros a oeste de Manaus), o primeiro dia da assembleia para definir a criao do NUCRESS, em Tef, ocorrida na sede do CETAM, na Rua Olavo Bilac, no Centro, teve a apresentao, pela conselheira Simara Medeiros, das aes do CRESS 15 Regio/AM na capital e nos municpios. Em seguida, a assistente social do INSS, Priscila Conceio da Silva, ministrou a palestra de ?Atualizaes e Mudanas na Insero e Manuteno do BPC (Benefcio de Prestao Continuada)?.

As deliberaes para a criao do NUCRESS, com a organizao da conselheira Mara Oliveira, fecharam a programao, na sexta-feira passada. No dia seguinte, no CRAS I, localizado na Estrada do Aeroporto, teve uma apresentao sobre o NUCRESS e suas comisses e responsabilidades pelo encerramento da assembleia.