05/09/2019

O Dia da Amaznia celebrado em todo o Brasil nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, homenageia a Elevao do Amazonas Categoria de Provncia, em 1850, por Dom Pedro II, e relembra a importante luta pela preservao da biodiversidade de um dos maiores patrimnios naturais do mundo. Esta data smbolo ganha mais relevncia, em 2019, diante do crescimento alarmante das queimadas e desmatamento que esto destruindo parte da Floresta Amaznica. ??

?

Por meio de uma nota de repdio aos crimes ambientais cometidos na Amaznia, publicada na semana passada pelos CRESS da Regio Norte, o Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM) conclama a unio dos regionais em prol de solues por parte dos poderes pblicos (Estadual e Federal) e defende a mobilizao da populao. Em agosto, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o nmero de queimadas na Amaznia foi o maior do ms desde 2010. Foram 30.901 focos ativos, praticamente, mil por dia, segundo informaes com base em imagens de satlite.??

?

E, hoje, outra data importante tambm se conecta Regio Amaznica: o Dia Internacional da Mulher Indgena, criado no dia 5 de setembro de 1983 em homenagem guerreira indgena Bartolina Sisa, da etnia Aimar. Em 1781, Bartolina ao lado do marido, Tpac Katari, liderou uma rebelio contra os conquistadores e dominadores espanhis, no Alto Peru, atual regio da Bolvia.??

?

Esta data comemorativa refora os combates dos povos indgenas do Brasil em busca de seus direitos legais, como as demarcaes de terras, e a resistncia ao extermnio das etnias e aos preconceitos de parte da sociedade civil. Em 2010, um Censo do IBGE calculou que 870 mil pessoas no Pas so indgenas e que quase metade do sexo feminino. E, neste ano, os desafios cresceram para as mulheres indgenas na atual conjuntura poltica. Uma verdadeira luta diria pela sobrevivncia e dignidade.