Em 2020, novas gestes assumiro o Conselho Federal de Servio Social (CFESS) e o Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM), a partir de maio, para o mandato do trinio 2020-2023. E para conduzir todo os trmites do processo eleitoral, os membros da Comisso Regional Eleitoral foram aprovados, na ltima tera-feira (26), durante a III Assembleia Geral Ordinria de 2019, realizada pelo CRESS/AM no auditrio da Secretaria de Estado de Assistncia Social (Seas), no bairro Chapada, na zona centro-sul de Manaus.

E por unanimidade, a Comisso Regional Eleitoral, do CRESS do Amazonas, est formada pelas assistentes sociais titulares Maria Socorro da Costa Monteiro (CRESS 1078), que presidir a referida comisso, Suliene Vitalino Marinho de Melo (CRESS 1052) e Rosimary de Souza Loureno (CRESS 1076). J as assistentes sociais suplentes so Circe Nbrega Ribeiro (CRESS 1812), Jussara Nunes Barbosa (CRESS 10343) e Sngila Peres de Oliveira (CRESS 7201).

Nova assistente social de base da Comisso de Seguridade Social (CSS) do CRESS 15 Regio/AM, Sngila Oliveira pediu para integrar a Comisso Regional Eleitoral como uma das suplentes aps a convocao na Assembleia Geral. Ela acredita que os servios prestados para as eleies do prximo ano sero uma experincia enriquecedora.

E o pleito do Conjunto CFESS-CRESS est previsto para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de maro de 2020 com a votao totalmente online para facilitar o acesso dos/as assistente sociais que esto aptos (inscritos e adimplentes) a votar. A presidente do CRESS do Amazonas, Andria Cavalcante, informou durante a Assembleia Geral Ordinria, na tera-feira (26), que os custos previstos para viabilizar o processo eleitoral no Estado sero de R$ 15.436,12.

O clculo das despesas do CRESS/AM para a realizao das eleies de 2020 foi baseado no nmero de profissionais de servio social ativos (6.041) no regional, incluindo os/as inadimplentes que no podero votar no pleito, em maro. Atualmente, o ndice de inadimplncia de 47,76%.

Membro do Conselho Fiscal e coordenadora da Comisso de Comunicao do CRESS 15 Regio/AM, Simara Medeiros, leu o Cdigo Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS informando todos os procedimentos, requisitos necessrios e condutas para a realizao do pleito. E no encerramento da III Assembleia Geral deste ano, a presidente do regional fez um convite especial, principalmente, para quem planeja concorrer s eleies de 2020.

?E convidamos todos para conhecer o CRESS do Amazonas. Afinal, ns apenas sabemos o que o CRESS, realmente, faz quando participamos dele. Quando estamos dentro do CRESS, vemos quantos trabalhos e servios o regional desempenha?, declarou Andria Cavalcante.

Chapas

As inscries das chapas para concorrer s eleies de 2020 do Conjunto CFESS-CRESS para substituir a atual gesto do Conselho Regional de Servio Social do Amazonas ? ?Nada a Temer, Lutar Preciso! (2017-2020) ? j esto abertas. Os/as assistentes sociais ativos e adimplentes podero organizar as respectivas chapas, que devero cumprir os requisitos previstos pelo Cdigo Eleitoral (clique aqui) em vigor.

Os/as profissionais de servio social interessados podero retirar as instrues e documentao para a formao das chapas na sede do CRESS 15 Regio/AM, localizada no Edifcio Skye Platinum Office, Loja 4 B, na Rua Theomrio Pinto da Costa (antiga Darcy Vargas). O horrio de atendimento das 8h s 18h, de segunda-feira sexta-feira. O CRESS esclarece que sero registradas somente as chapas que atenderem as exigncias do Cdigo Eleitoral e que estiverem completas, com os 18 membros (nove efetivos e nove suplentes) definidos.

?A perspectiva que essas chapas, que esperamos que tenham vrias inscritas, se apresentem para a categoria atravs de debates, que tambm podem ser organizados pela Comisso Regional Eleitoral. Acredito que vamos ter uma eleio diferenciada e no apenas por causa da votao agora ser online, mas por ter a expectativa que sero vrias chapas?, disse a conselheira e 1 secretria do CRESS do Amazonas, Francileide Bind.

Saiba mais:

Edital de Convocao das Eleies 2020-2023

Resoluo CFESS n 919/2019 (Cdigo Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS)

Calendrio Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS