A Comisso de Orientao e Fiscalizao (COFI), do CRESS do Amazonas, realizou uma mini oficina sobre planejamento estratgico com as profissionais de Servio Social e Psicologia da Fundao Cecon (FCecon), na manh da ltima sexta-feira, dia 26 de maro de 2021, na prpria unidade de sade. A Dra. Joselene Gomes de Souza, 1 Tesoureira do regional e Coordenadora da COFI, ministrou uma palestra de mais de duas horas com as assistentes sociais da Fundao, que referncia na regio Norte para o tratamento de pacientes oncolgicos.

O CRESS 15 Regio/AM organizou a ao in loco em atendimento ao pedido da gerente de Servio Social da FCecon, Keith Fabola Bentes. Durante uma visita anterior da presidente do regional Laurisana Camargo e da Conselheira Joselene Gomes na instituio para entregar a Nota Tcnica da COFI/CRESS-AM, que trata das medidas que os/as assistente sociais devem adotar na pandemia da Covid-19, surgiu a ideia de aproveitar a expertise do conselho para uma mini oficina de qualificao.

?O objetivo desse encontro aqui na Fundao Cecon colocar para a equipe (de Servio Social) a importncia do planejamento e nivelar algumas informaes. A contribuio da Comisso de Fiscalizao (do CRESS-AM) de grande satisfao porque a meta fazer com que tenhamos um plano de atendimento ao usurio mais qualificado, mais refletido e mais pensado?, disse a gerente de Servio Social da FCecon.

Keith Bentes tambm afirmou que a vinda do CRESS at a Fundao, na sexta-feira (26), um marco para a unidade de sade. A equipe do setor de Servio Social da instituio, formada por sete assistentes sociais e duas estagirias, no tem ainda um plano estrategicamente pensado de atendimento. ?Ficamos muito no tarefismo, na rotina do dia a dia de apagar ?incndio?. Temos aes sim e os procedimentos operacionais padres, mas essa prtica refletida ainda carece de muito trabalho?, completou a dirigente.

Ao final da palestra da Coordenadora da COFI do CRESS-AM, as assistentes sociais presentes se dividiram em dois grupos para realizar um esboo de planejamento para os/as usurios/as da FCecon usando como modelo o plano de atendimento criado pela prpria Conselheira Joselene Gomes para ser implantado na Fundao Hospital Adriano Jorge (FHAJ), onde atua como assistente social.

?A gerncia atual da Fundao Cecon est investindo no objetivo de trazer uma qualificao para o trabalho do Servio Social no local. Ento, o CRESS-AM aceitou o convite e organizamos minimamente dentro das nossas possibilidades uma mini oficina para trabalhar o planejamento e a importncia para o Servio Social nas instituies onde estivermos?, declarou Joselene Gomes, que destacou a ?questo social? e suas expresses como essenciais para o desenvolvimento do planejamento estratgico no exerccio profissional dos/as assistentes sociais.

No final do evento, o CRESS do Amazonas sorteou exemplares da Agenda 2021 do Conjunto CFESS-CRESS. Tambm participou da ao na FCecon a presidente do regional Laurisana Camargo, que contribuiu com as orientaes passadas pela Coordenadora da COFI.

Gesto Reconhecer a Histria para Garantir o Futuro ? 2020/2023