13/09/2019

Em 2019, a Comisso de Orientao e Fiscalizao (COFI), do Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM), tem redobrado os esforos para defender e preservar os princpios e direitos nos campos de atuao dos/as assistentes sociais do Estado. No primeiro semestre, a COFI monitorou e analisou editais de concursos pblicos e processos seletivos para evitar que irregularidades prejudicassem a categoria profissionalmente.

Entre janeiro e julho deste ano, a comisso verificou sete editais para a contratao de assistentes sociais e detectou infraes em cinco elaborados, principalmente, por prefeituras do interior do Amazonas e uma instituio. A COFI notificou quatro entidades com editais irregulares, em relao carga horria semanal e atribuies para o cargo, e conseguiu as devidas adequaes em dois: da prefeitura de Presidente Figueiredo (municpio a 117 quilmetros ao norte de Manaus) e do Instituto Mana, coletivo feminino que luta pelas causas polticas e sociais das mulheres.

As prefeituras de Beruri (a 173 quilmetros a sudoeste da capital do Amazonas) e de Envira (municpio distante 1.208 quilmetros a sudoeste de Manaus) no corrigiram os respectivos editais apesar das solicitaes do CRESS 15 Regio/AM. No incio do ano, apenas o concurso pblico n 01/2018, do Poder Executivo Municipal de Beruri, apresentava problemas na carga horria e nas atribuies definidas para os/as profissionais de Servio Social.

Atualmente, a COFI aguarda parecer da assessoria jurdica do CRESS do Amazonas sobre a situao da prefeitura de Ipixuna (a 1.367 quilmetros a sudoeste de Manaus). Outro caso de edital de concurso pblico (n 01/2019) identificado com irregularidades na carga horria de trabalho estabelecida para os/as assistentes sociais. Um problema recorrente fiscalizado pela comisso.

Saiba mais:

Relatrio sobre Editais Analisados