28/08/2019

A Comisso de Orientao e Fiscalizao (COFI), do Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM), cumpriu, no primeiro semestre de 2019, oito de catorze deliberaes recomendadas no 47 Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, no ano passado. Mas como duas destas deliberaes so de responsabilidades exclusivas da COFI Nacional, que integra a entidade federal, a comisso do regional atendeu 66,6% das demandas.

No ?Relatrio de Atividades Semestral?, com o Plano de Aes da COFI, de janeiro julho deste ano, a comisso detalha os avanos em cada uma das deliberaes viabilizadas no Estado e apresenta as justificativas para ainda no ter implementado quatro resolues. Das aes definidas pela agenda nacional do Conjunto CFESS-CRESS, uma foi a organizao do 3 Seminrio Estadual sobre o Trabalho do Assistente Social no Campo Sociojurdico, no dia 25 de abril deste ano, na Fametro, em Manaus.

E no mesmo evento, no auditrio da faculdade, a Comisso de Orientao e Fiscalizao inseriu mais duas deliberaes na programao. A equipe da COFI orientou a categoria sobre as questes e condies ticas e tcnicas do trabalho profissional, na relao entre o sistema de justia e as polticas sociais, e tambm debateu sobre a atuao profissional nas comisses de avaliao disciplinar, de monitoramento e comisses tcnicas de classificao, conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e a Lei de Execuo Penal (LEP).

Mais uma novidade, em 2019, foi a implantao no site oficial do CRESS do Amazonas ? www.cress-am.org.br ? de um link direto para o Sistema de Credenciamento de Campo de Estgio. Uma ferramenta criada pelo CFESS, em 2013, para o cadastramento nacional das Unidades de Formao Acadmicas (UFAs), como faculdades e universidades, para uma superviso direta dos estgios dos acadmicos do curso de Servio Social.

Em 2017 e 2019, a COFI promoveu uma reunio ampliada em cada um dos referidos anos com os/as profissionais da rea para aprofundar a discusso sobre as competncias e atribuies privativas do/a assistente social. Na poca da primeira reunio para esta deliberao, o Estado de Roraima ainda era associado ao CRESS 15 Regio/AM e o evento acabou organizado na Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrades), em Boa Vista (RR), no dia 24 de agosto de 2017. A mesma temtica foi levada at o municpio de Rio Preto da Eva (a 47 quilmetros da capital Manaus-AM), no dia 26 de julho deste ano.

O CRESS tambm organizou uma outra reunio ampliada ainda em 2017 para discutir a resoluo sobre as atribuies e competncias profissionais em cargos genricos observando a incidncia poltica junto s instituies empregadoras. Em 2018, um seminrio e uma roda de conversa, respectivamente, em agosto e outubro, debateram sobre o exerccio profissional em Comunidades Teraputicas.

Por ltimo, posicionamentos e orientaes da COFI do regional sobre a atuao intersetorial da/o assistente social no atendimento em maternidades de mes usurias de substncias psicoativas, com evidncias sobre violao de direitos, fecharam a ordem de deliberaes para o primeiro semestre.

Aes Permanentes

Entre janeiro e julho de 2019, a Comisso de Orientao e Fiscalizao (COFI) realizou seis Aes Permanentes: a fiscalizao das instituies que empregam assistentes sociais no Amazonas; a organizao do Frum das COFIs da Regio Norte, no dia 19 de julho, com sede em Manaus; o acompanhamento de editais e processos seletivos para as contrataes de profissionais da rea no Estado; o acompanhamento do credenciamento dos campos de estgio; a divulgao das atividades da COFI com transparncia e a manuteno do projeto CRESS Itinerante.

E para o restante do segundo semestre, a comisso seguir com o Plano de Aes das deliberaes do Conjunto CFESS-CRESS. Entre as atividades planejadas destaque para as visitas de fiscalizao nos municpios de Autazes, Iranduba/Cacau Pirra, Itacoatiara, Careiro Castanho, Manaquiri, Careiro da Vrzea, Manacapuru e Novo Airo. J outra deliberao do Conjunto ser posta em prtica, em dezembro, com um debate sobre as condies ticas e tcnicas no exerccio profissional das/os assistentes sociais com deficincia, baseado na Lei Brasileira de Incluso e a partir da pesquisa nacional do perfil profissional do/a assistente social.

Relatrio Semestral da COFI 2019 (Janeiro-Julho)

Diogo Rocha

Assessoria de Comunicao