builderall

17/10/2019

Convites para integrar as comisses do CRESS do Amazonas; aviso sobre a urgncia do recadastramento obrigatrio pelo CFESS; prestao de contas do regional com balanos de receitas e despesas do primeiro semestre deste ano; votao e aprovao da proposta oramentria para 2020 (R$ 1.334.000) do regional e do novo valor da anuidade (R$ 420,74); e explicaes sobre o modelo indito de votao online que estreia nas eleies do prximo ano para os CRESS de todo o Pas e o CFESS. Estes foram os principais tpicos apresentados e deliberados, na ltima quarta-feira (16), durante a II Assembleia Geral Ordinria, da gesto ?Nada a Temer, Lutar Preciso!? (2017-2020).

Com a presena de vrios/as assistentes sociais, incluindo os/as de base, e mais as coordenadoras e integrantes das comisses do Conselho Regional de Servio Social do Estado, a Assembleia Geral, realizada no auditrio do Edifcio Skye Platinum, onde funciona a sede do regional, conseguiu mostrar a atual realidade da instituio e as projees para 2020 para a categoria. E aps a leitura das pautas, a presidente do CRESS 15 Regio/AM, Andria Cavalcante, explicou que um dos focos do evento seria apresentar e explicar a administrao dos recursos financeiros do Conselho.

A presidente do CRESS/AM tambm aproveitou para reforar os convites para os/as profissionais de Servio Social trabalharem nas comisses do regional. Ultimamente, as comisses tm sido sobrecarregadas pela falta de assistentes sociais suficientes para ajudar no atendimento das demandas.

?Sempre nos eventos, eu chamo a categoria para participar do CRESS. Mas para participar mesmo das comisses e conhecer o CRESS. Se no entrarmos no CRESS, no saberemos qual o (verdadeiro) papel do CRESS e no entenderemos o porqu dele. Ento, chamo cada um para conhecer sua casa (o Conselho Regional de Servio Social do Amazonas)?, afirmou Andria.

E um alerta importante nesta Assembleia Geral foi sobre a adeso dos/as assistentes sociais do Estado ?Campanha Nacional de Recadastramento Obrigatrio ? Viva sua Identidade', do Conselho Federal de Servio Social (CFESS). necessrio que cada profissional da rea com registro ativo ou inativo no CRESS do Amazonas realize seu recadastramento obrigatrio por meio do site www.vivasuaidentidade.com.br ou pelo link direto https://bit.ly/2kD7nC2.

A campanha encerra no dia 31 de dezembro deste ano e para evitar penalidades pelo CFESS, o regional solicita que os/as assistentes sociais do Amazonas efetuem o mais rpido possvel o recadastramento. ?Ajudem o CRESS a divulgar a campanha (Nacional de Recadastramento Obrigatrio ? Viva sua Identidade) e avisem os colegas. No site da campanha, tambm tem a ?Pesquisa sobre o Perfil Profissional do/a Assistente Social' e a opo para solicitar o novo DIP?, explicou a presidente Andria Cavalcante.

Financeiro

Na sequncia, a coordenadora da Comisso de Comunicao, Simara Medeiros, leu o Regimento Interno e informou que somente assistentes sociais adimplentes teriam direito a votar nas pautas da Assembleia Geral Ordinria. Mas antes das votaes sobre a proposta oramentria para 2020 do Conselho Regional e o valor da anuidade para o prximo ano, a 1 tesoureira do CRESS/AM, Fernanda Ramos, realizou a prestao de contas do regional e detalhou a arrecadao e as despesas recorrentes, no perodo de janeiro a junho de 2019.

No ano passado, o CRESS do Amazonas conseguiu uma receita de R$ 1.169.367,62 e devido as despesas o saldo final, em dezembro, foi de R$ 527.430,10. Mas em 2019 se verificou uma queda na receita ao comparar a arrecadao no exerccio de 2018 com o exerccio deste ano no mesmo perodo, entre janeiro e junho: R$ 755.414,85 (2018) e R$ 743.631,59 (2019). E no primeiro semestre deste ano, 68,73% da receita arrecadada j foi utilizada para pagar despesas (funcionrios, benefcios e encargos, passagens, dirias, tributos, manuteno da sede e outros gastos), que chegaram a R$ 511.099,09 at junho.

E o ndice de inadimplncia dos assistentes sociais do Amazonas, que estava em mais de 47% em setembro, em relao ao pagamento das anuidades um fator que afeta diretamente a receita do regional por ser a principal fonte de renda da entidade. ?E ao fazer uma reflexo, percebemos que o cenrio atual (poltico, econmico e social do Pas) contribui para aumentar esse ndice de inadimplncia. Isso j algo histrico nos CRESS em todo o Brasil e considerando a recesso e o grande nmero de profissionais desempregados isso reflete na inadimplncia e arrecadao?, analisou Fernanda.

A 1 tesoureira do CRESS/AM relembrou que assistentes sociais com atrasos nos pagamentos das anuidades podem encontrar vantagens oferecidas pelo regional para regularizar os dbitos pendentes. Inclusive, a campanha de enfrentamento inadimplncia ?Meu Exerccio Legal, Estou em Dia com o CRESS?, criada pelo Conselho Regional do Estado no ano passado, segue ativa. As formas de pagamento so por boleto bancrio, carto de dbito ou de crdito, com a opo de parcelamento das dvidas das anuidades.

?Nosso saldo hoje (em outubro) na conta corrente de R$ 536.877,87. At parece que estamos com muito dinheiro, mas nesta gesto estamos tentando equilibrar as despesas e receitas para que a prxima gesto do CRESS possa ter condies de fazer um bom trabalho considerando essa sade financeira?, comentou Fernanda Ramos.

Votaes e processo eleitoral

Na etapa final da II Assembleia Geral Ordinria, a proposta oramentria para 2020 do CRESS 15 Regio/AM, no valor de R$ 1.334.000, foi aprovada por unanimidade durante a votao com a participao dos/assistentes sociais adimplentes. O mesmo ocorreu na aprovao do novo valor da anuidade do prximo ano que subiu de 408,80 para R$ 420,74 por questes legais. A gesto ?Nada a Temer, Lutar Preciso!? decidiu no aumentar o custo da taxa de anuidade e apenas fez a correo obrigatria do INPC-IBGE de 2,92%.

E por ltimo, a vice-presidente do CRESS do Amazonas, Wanja Leal, explicou as mudanas no processo eleitoral para 2020 que definir as novas gestes dos CRESS de todo o Pas e do CFESS e que foram aprovadas no 48 Encontro Nacional CFESS-CRESS, em Belm (PA), em setembro. Com a atualizao do Cdigo Eleitoral, o novo formato de votao para o pleito ser totalmente online.

Nas eleies do CFESS e dos regionais, os/as assistentes sociais aptos/as a votar recebero login e senha no e-mail previamente cadastrado para acessar um ambiente virtual de votao, com as listas das chapas candidatas e a legislao do referido processo eleitoral. Um aviso importante que o/a profissional que no fizer o recadastramento obrigatrio at dezembro deste ano no poder votar no pleito de 2020. O calendrio das eleies ainda ser divulgado pelo CFESS.

Conselho Regional de Servio Social do Amazonas (CRESS 15 Regio/AM)

Gesto Nada a Temer, Lutar Preciso! ? 2017/2020

Comisso de Comunicao